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28/11/2012 - 16h48

Empresas lucram com o mundo esotérico

ANDRÉ ZARA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A terceira edição da Mystic Fair, que acontece em São Paulo, neste sábado (1º) e domingo (2), espera atrair 30 mil pessoas interessadas no mundo místico e esotérico. Durante o evento, mais de 300 expositores aproveitarão a oportunidade para exibir seus produtos e serviços e também expandir seus negócios.

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Segundo estimativas dos organizadores da feira, o segmento cresce aproximada 10% ao ano. Só na cidade de São Paulo, seriam 2.000 negócios esotéricos, incluindo lojas, espaços esotéricos, escolas, institutos e locais que oferecem terapias.

Divulgação
Evento Mystic Fair do ano passado; expectativa para evento de 2012 é atrair 30 mil pessoas
Evento Mystic Fair do ano passado; expectativa da feira para 2012 é atrair 30 mil pessoas

EXPLORANDO MERCADOS

Participando pela terceira vez do evento, a empreendedora Luciana Dizioli, dona do Atelier de Prosérpina, produz de forma artesanal roupas medievais para o público esotérico e entusiasta de eventos medievais.

Formada em moda, ela percebeu jogando RPG (Role Playing Game) que havia consumidores interessados em adquirir vestimentas elaboradas e de qualidade. Ela começou a pesquisar o mercado e decidiu abrir a sua empresa em 2003. "O início foi difícil, pois não havia ninguém fazendo nada parecido e tive que descobrir onde meu público estava", explica Luciana.

Após quase dez anos no ramo, a empresária trabalha sozinha e terceiriza somente algumas partes da produção, criando vestimentas que custam de R$ 200 a R$ 8.000, dependendo de sua elaboração.

Hoje, ela recebe uma média de 400 encomendas por mês. "Mas na época do Halloween tenho até 1.000 pedidos."

EXPANDINDO

Já Manfred Feig, dono da Cristal Harmony, empresa que vende cristais decorativos e para uso "metafísico", está procurando expandir seus negócios participando pela primeira vez da feira.

Farmacêutico de formação, ele trabalha há 10 anos com a comercialização das pedras. "Tudo começou a partir de um hobby e pesquisas relacionados a comportamento humano e cura", diz Feig.

Atualmente, perto de 30% do seu faturamento vem dos clientes que acreditam que as pedras têm propriedades curativas.

Mas, segundo ele, esses consumidores gastam menos do que o público que busca os cristais decorativos. "Por isso, estou investindo na divulgação dos meus produtos para aumentar as vendas."

FIDELIZANDO

Estabelecida na Galeria do Rock, em São Paulo, a loja Profecias comercializa produtos exotéricos e góticos desde 2001. Com uma variedade de 800 produtos --que custam entre R$ 0,50 e R$ 500 --, o negócio começou pelo interesse da mãe de Rodrigo Peres Menezes no oculto.

"A ideia de criar o negócio surgiu quando ela, que é sacerdotisa Wicca, fez uma pequena exposição de produtos em uma faculdade, e sentiu que havia um público interessado", conta Menezes.

A família escolheu a tradicional galeria paulistana para abrir a loja de 12 metros quadrados, decorada sombriamente, que recebe pelo menos 80 clientes por dia, com idades que variam de 15 a 40 anos."Boa parte deles conhece o que está comprando e é muito exigente. Para os que não sabem, fazemos um trabalho de conscientização, explicando o sentido de cada produto."

A divulgação da empresa é feita no boca a boca e pela internet, por meio do site da loja, que recebe 15 mil visitantes por mês. "Mesmo assim, acreditamos que nossa melhor arma para fidelizar o cliente é um bom atendimento. Ninguém sai da loja sem o nosso cartão de visita."

TERAPIAS

Soraya Mariani decidiu abandonar a sociedade em uma escola de educação infantil para criar, em 2005, o espaço Cirandda da Lua. O lugar oferece seis cursos e terapias, atendendo um público mensal de 200 pessoas, desde crianças até idosos.

O mais popular é o curso "círculo das mulheres", que dura 13 meses e custa R$ 1.973, e oferece aconselhamento e desenvolvimento pessoal para as participantes. "A proposta da Cirandda é de qualificação do público que frequenta a casa", afirma Soraya.

Com uma equipe de três funcionários fixos e parceiros terceirizados, a Cirandda investe forte na divulgação por meio da internet, televisão, rádio, jornal e eventos culturais para atingir seu público.

 

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