Publicidade
14/04/2013 - 01h00

Pequenas empresas se juntam para fazer grandes compras

FELIPE GUTIERREZ
DE SÃO PAULO

Comprar em grandes quantidades e receber descontos por isso costuma ser um privilégio de grandes companhias. Mas serviços lançados recentemente tentam estender essa vantagem também às pequenas empresas.

Empresas aderem a moeda virtual; falta convencer os clientes
Cotação do 'bitcoin' variou 121% em um dia
Compradores on-line preferem frete grátis a entrega rápida, diz estudo

Um desses serviços é o Scabu, que começou a funcionar em agosto. Inspirado no modelo de compras de governos, que adquirem com base nos menores preços oferecidos, a empresa promove leilões reversos (que começam no preço máximo e vão regredindo).

A ideia é buscar vários negócios de um mesmo setor, que tenham necessidades semelhantes, e propor que eles se juntem para fazer um só pedido a diversos fornecedores.

O leilão acontece pela internet. É dado um preço máximo e os fornecedores vão oferecendo lances cada vez mais baixos, até que um deles leve o lote de vendas.

Zé Carlos Barreta/Folhapress
Matheus Silva é desenvolvedor de negócios da Scabu, que promove leilões reversos para pequenas empresas
Matheus Silva é desenvolvedor de negócios da Scabu, que promove leilões reversos para pequenas empresas

A Scabu já realizou nove leilões. Um deles foi para a compra de aparelhos de TV para hotéis, conta Matheus Silva, 30, o desenvolvedor de negócios da empresa. Ele diz que, em geral, o preço da compra por leilão é 25% menor do que o de mercado. A Scabu fica com uma porcentagem dessa diferença.

Outra iniciativa é a da Ponte de Negócios, do Rio de Janeiro, que funciona como um site de compras coletivas exclusivo para pequenos varejistas -o site verifica o porte da companhia por meio do CNPJ.

"Para esse público, R$ 0,10 no preço fazem uma diferença enorme", afirma o sócio Júlio Monteiro, 31. São negociados principalmente produtos alimentícios, e, para cada um, há quantias mínima e máxima de itens negociados.

 

Publicidade

 
Busca

Busque produtos e serviços


pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag