Publicidade
21/07/2013 - 22h38

Crítica negativa em sites pode vir de fãs de marca, diz estudo

FELIPE GUTIERREZ
DE SÃO PAULO

Para a empresária Lilian Gonçalves, 65, quem critica seus restaurantes ou casas noturnas na internet "são pessoas invejosas que fazem isso para tentar prejudicar".

Gonçalves é dona de restaurantes como Frango com Tudo Dentro e Espetinho, além de algumas casas noturnas em São Paulo. Um dos estabelecimentos, o Siga La Vaca, tem duas estrelas e meia (de cinco possíveis) no aplicativo Kekanto, de avaliação de estabelecimentos como restaurantes e bares.

Investimento de 'anjo' exige mais do que dinheiro
Jovens lançam sites que só vendem roupas sem estampa

Ela diz que mantém funcionários para monitorar sites que contenham resenhas sobre seus serviços e que sempre averigua se as críticas fazem sentido.

Danilo Verpa/Folhapress
Pedro Prellwitz é fundador do site Men's Market
Pedro Prellwitz é fundador do site Men's Market

Segundo uma pesquisa publicada no site do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachussets), Gonçalves pode estar enganada: geralmente, quem faz comentários negativos é fã da marca ou produto em questão.

"Esse consumidor pode até mesmo ser leal à empresa e comenta para dar um retorno à companhia", afirma um dos pesquisadores, Duncan Simester.

Segundo ele, de cada mil clientes em um site de varejo on-line, cerca de 15 escrevem sobre produtos, o equivalente a 1,5%.

E, em média, um desses 15 nem mesmo consumiu o item do qual reclama --o autor afirma que gosta da marca, mas não compraria o produto em questão.

No site de cosméticos masculinos Men's Market, cerca de 5% dos clientes comentam itens, afirma um dos cofundadores, Pedro Prellwitz, 24. Ele diz que a maioria é favorável aos perfumes, xampu e outros cremes disponíveis. Para ele, as resenhas negativas são de quem "quer ajudar outros caras a não comprarem o produto".

Essas indicações podem, sim, influenciar uma compra, afirma Simester.

Para Gonçalves, as resenhas na internet pouco importam: "A casa está transbordando de gente, pode ir lá para ver".

 

Publicidade

 
Busca

Busque produtos e serviços


pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag