Em mercado disputado, empresa de pedidos on-line de comida compra rival no Brasil
FELIPE MAIA
EDITOR-ADJUNTO DE "CARREIRAS"
A HelloFood, empresa de pedidos on-line de comida em operação no Brasil há seis meses, comprou a concorrente Jánamesa, que funciona desde abril do ano passado e cuja marca vai deixar de existir.
Com a aquisição, que não teve valores revelados, o Hellofood, que tem cerca de 500 restaurantes cadastrados, vai incorporar os 600 estabelecimentos da base do ex-rival.
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O negócio demonstra um acirramento da competição nesse mercado no Brasil, que tem muitas empresas iniciantes com o mesmo modelo de negócios: fazer parcerias com restaurantes e lanchonetes para intermediar pedidos de entrega a domicílio, cobrando uma taxa por cada remessa. iFood e Restaurante Web, por exemplo, também atuam dessa forma.
Ze Carlos Barretta/Folhapress | ||
Emerson Calegaretti (à esq.) e Marcelo Ferreira, sócios da HelloFood no Brasil |
A Folha apurou que, para os investidores do Jánamesa, passar o negócio para a frente fazia sentido porque, na visão deles, esse é um setor que tende à concentração. Ou seja, não há espaço para tantos competidores e apenas uma ou duas empresas vão dominar o mercado. A opção foi, então, faturar com a venda da base de clientes e obter o retorno do investimento.
O Jánamesa já teria recebido mais de R$ 2 milhões de investimento. Os fundos Mountain do Brasil e Otto Capital Partners fizeram aportes na empresa.
Pesou também na decisão o fato de o HelloFood, apesar de estar em operação há pouco tempo no Brasil, fazer parte de uma rede global --o sistema está presente em 25 países. A empresa tem participação do fundo de investimentos alemão Rocket Internet.
Marcelo Ferreira, 27, cofundador do HelloFood, diz que a decisão de comprar o concorrente tem o objetivo de acelerar o crescimento da empresa no Brasil --na prática, a empresa vai mais do que dobrar sua base de restaurantes cadastrados. "A gente está comprando a base de restaurantes e de clientes", diz.
Segundo ele, a Rocket não fez um aporte adicional na empresa para a aquisição. Repasses de recursos do fundo, previstos para um plano de cinco anos, foram acelerados.
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