Conheça três perfis de compradores nas redes sociais
DE SÃO PAULO
Você compartilha nas redes sociais algo que pretende comprar, ou compra o que é compartilhado? Pesquisadores da Vision Critical e da revista "Harvard Business Review" fizeram um estudo com consumidores e descobriram três perfis de compradores nas redes sociais.
De acordo com dados já relatados no site da publicação, 21% dos usuários do Pinterest já compraram algo em uma loja depois de postá-lo, compartilhá-lo ou o curtido no Twitter. 36% dos entrevistados com idade abaixo de 35 anos já fizeram o mesmo.
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Dado Ruvic/Reuters | ||
Pesquisa mostra que compartilhamento de itens em redes sociais ajuda em processos de compras |
A Vision Critical fez duas perguntas aos consumidores: "Você já estava pensando em fazer esta compra quando a compartilhou nas redes sociais?" e "quanto tempo demorou do compartilhamento até a compra"?
O resultado foi a descoberta de três perfis de compradores:
Buscadores: compartilham itens que já estão pensando em comprar. As três plataformas (Pinterest, Twitter e Gacebook) têm aproximadamente a mesma proporção desse tipo de consumidor (20% a 25% dos compradores).
Saltadores: compartilham itens que não haviam cogitado comprar. Essas pessoas representam genuinamente novas vendas para o varejista. Entre as três plataformas, eles se reúnem em maior número no Pinterest.
Pensadores: compartilham algo que estão contemplando, mas não efetivamente pensando em comprar. O Twitter é sua plataforma favorita.
Buscadores | Saltadores | Pensadores |
---|---|---|
22% - Pinterest | 49% - Pinterest | 29% - Pinterest |
24% - Facebook | 60% - Facebook | 16% - Facebook |
21% - Twitter | 70% - Twitter | 9% - Twitter |
Em relação ao tempo de compartilhamento e venda, cerca de metade das compras são feitas dentro de uma semana após a postagem na rede social.
Os buscadores são os mais propensos a fazer uma compra imediata: mais de 25% deles compram o item dentro de 24 horas, enquanto menos de 15% dos pensadores fazem isso tão rapidamente.
Segundo a publicação, a oportunidade para os comerciantes encontra-se na capacidade de alcançar e inspirar os "pensadores" e "saltadores".
É possível fazer isso por meio da criação de campanhas de mídia social e pela realização do monitoramento das redes, que permite identificar esses perfis no momento da partilha, para incentivá-los à compra durante o período de tempo em que eles são mais propensos a comprar.
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