Publicidade
13/10/2013 - 02h00

Empresa de tecnologia cria câmera que tira fotos em 360 graus

FILIPE OLIVEIRA
DE SÃO PAULO

Uma empresa de São Paulo que desenvolve tecnologias para aviões, com sistemas usados no controle de câmeras e iluminação da aeronave, está investindo na produção de imagens em 360 graus.

O produto surgiu como uma forma de diversificar as receitas, diz Márcio Toma, sócio da Excelchip. "Estávamos focados principalmente em oferecer soluções sob demanda. Mas, quando o serviço acaba, o dinheiro também para de entrar."

Danilo Verpa/Folhapress
Marcio Toma e Andres Farfán sócios da empresa Excelchip
Marcio Toma e Andres Farfán sócios da empresa Excelchip

A empresa criou um mecanismo que usa 72 câmeras e um software que sincroniza os disparos para criar as fotos. A aplicação pode ser usada, por exemplo, para permitir que um consumidor veja todos os lados de um produto ao selecionar uma foto na internet e movimentá-la com o mouse.

Segundo Toma, entre os prováveis clientes do sistema, chamado Camera360, estão o mercado publicitário, promotoras de eventos e lojas na internet.

A empresa ainda não divulga sua política de preços, mas deve oferecer tanto o serviço de fotografias sob demanda e também a venda do equipamento.

O sócio Andrés Farfán, 35, conta que o desenvolvimento do produto levou um ano e meio e teve investimentos de R$ 80 mil. A empresa faz parte da incubadora de negócios Cietec, ligada à USP.

O principal desafio no desenvolvimento do produto foi fazer com que as câmeras fossem acionadas simultaneamente e montassem as imagens tridimensionais em poucos minutos, conta Farfán.

No futuro, a empresa tem planos de permitir a criação de vídeos em 360 graus -nos quais seria possível escolher diferentes ângulos para ver a imagem.

A câmera será apresentada durante a feira Expocietec, que acontece nos dias 30 e 31 em São Paulo. Realizada em parceria com a FecomercioSP, o evento terá como atração principal 60 start-ups que apresentarão seus produtos e serviços para parceiros em potencial.

VISÂO DO ESPECIALISTA: Duda Hernandez, diretor de criação da agência WMcCann

MERCADO É PROMISSOR
A empresas deve encontrar um grande mercado na geração de conteúdo para sites de compras on-line,
marketing digital e demais serviços na internet

HÁ SUBSTITUTOS
Ela precisa oferecer uma política de preços atraente, pois já existem filmadoras e escâneres que
criam efeitos similares

 

Publicidade

 
Busca

Busque produtos e serviços


pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag