Publicidade
17/11/2013 - 02h00

Documentário mostra força do empreendedorismo na periferia

FELIPE GUTIERREZ
DE SÃO PAULO

O documentarista Sérgio Gagliardi já gravou filmes e programas televisivos na periferia, mas eles eram sempre sobre cultura.

Ele conta que notou "um movimento de empreendedorismo criativo se repetindo" em favelas de São Paulo e do Rio. Daí nasceu o "Qual é o Teu Negócio", documentário sobre 16 empresários de lugares como Vila Calú e Heliópolis. São donos de ferro-velho, barraca de feira, escola, salão de cabeleireiro etc.

O documentarista afirma que o ambiente para negócios não é muito favorável, dada a falta de regulamentação. Ele relata que ouviu reclamações sobre a violência e a falta de crédito. Mas pondera: "Existe compromisso de consumir do vizinho e contratar alguém do lugar".

O filme é uma coleção de depoimentos, como o da vendedora de roupas Dalva, que ressalta a vantagem de gerenciar um negócio de pequeno porte: "Os grandes fabricantes não lidam com o povo. Nós temos a vantagem de ouvir a reclamação, consertar, adaptar e vamos ganhando clientela".

"Qual é o Teu Negócio" terá exibições na periferia e em um site será lançado para que outros empreendedores se cadastrem e troquem experiências. O Itaú, que oferece linhas de microcrédito, patrocinou o filme, diz Gagliardi.

A Endeavor, uma ONG para desenvolver o empreendedorismo, fez um filme sobre empresários em início de carreira chamado "Vai que Dá", que pode ser visto em www.endeavor.org.br/vaiqueda. As histórias são sobre negócios que a organização considera promissores.

Zanone Fraissat/Folhapress
Sérgio Gagliardi gravou "Qual é o Teu Negócio" em SP e no Rio
Sérgio Gagliardi gravou "Qual é o Teu Negócio" em SP e no Rio
 

Publicidade

 
Busca

Busque produtos e serviços


pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag