Publicidade
18/02/2014 - 15h20

Especialistas contam como aceleradoras funcionam e o que elas buscam

DE SÃO PAULO

As aceleradoras podem ser úteis a start-ups (empresas iniciantes de base tecnológica) que estão em busca de um crescimento mais rápido. No entanto, elas ainda são desconhecidas por muitos empreendedores.

"Fizemos uma pesquisa na Campus Party deste ano, e vimos que mais de 50% dos empreendedores não sabem o que é uma aceleradora", diz Pedro Waengertner, co-fundador da Aceleratech.

Para Yuri Gitahy, fundador da Aceleradora, é importante ter em mente que uma aceleradora não é uma incubadora.

Veja abaixo o que os dois especialistas têm a dizer sobre essas e outras questões:

*

Folha - O que é uma aceleradora?
Gitahy - Uma aceleradora ajuda o empreendedor de alguns setores específicos a andar mais rápido do que ele andaria sozinho. Ele pode ajudar uma start-up a crescer em três meses o que ela cresceria em um ano e meio se não estivesse sendo acelerada.
Waengertner - Em uma visão simplificada, uma aceleradora pega uma empresa em um determinado estágio e, por meio de um programa e de uma metodologia aplicada por certo período, faz com que ela chegue mais rápido a outro estágio.

Qual a diferença entre uma aceleradora e uma incubadora?
Gitahy - Uma incubadora aceita uma ideia embrionária, ou seja, um negócio que ainda não tenha um produto ou protótipo. Dificilmente uma aceleradora vai aceitar uma ideia assim. A ideia do processo de aceleração é testar seu negócio, ver se ele não vai falhar.
Waengertner - Uma incubadora permite que você tenha apenas uma ideia e a explore sem compromisso de fazê-la dar certo. Além disso, as aceleradoras podem investir um capital no negócio e se tornar sócias dele.

O que é preciso ter em mãos antes de buscar uma aceleradora?
Waengertner - A grande maioria das aceleradoras pede que a start-up tenha um protótipo do seu produto, e até alguns clientes pagantes. Na Aceleratech, por exemplo, trabalhamos com a melhoria desse produto e em como vamos conseguir colocá-lo no mercado. Sem produto, o empreendedor não aproveita a aceleração.
Gitahy - Entrar em uma aceleradora requer que você passe por um processo seletivo. São várias empresas querendo ser aceleradas. Você precisa ter um bom protótipo, uma prova de que ele funciona no mercado e, de preferência, clientes usando o produto.

Como é o processo seletivo?
Waengertner - As start-ups podem se inscrever quando abrimos um edital ou, em outros casos, nós mesmo recrutamos algumas que vemos no mercado. Fazemos uma primeira peneira, selecionamos um grupo de empresas e fazemos reuniões e apresentações para escolher um grupo pequeno de aceleradas.

O que é preciso ter para ser escolhido?
Waengertner - Não olhamos uma empresa como investidores, queremos ver se ela tem potencial. Ficamos atentos à equipe, se o time está completo, se realizam coisas relevantes, trabalham bem em conjunto e têm alta desempenho. Além disso, analisamos o mercado, que precisa ser grande e não muito especifico; o modelo de negócios; como a empresa vende sua ideia, a qualidade do produto etc.

Como é o processo de aceleração?
Gitahy - A aceleradora conta com um time de mentores, especialistas de diferentes áreas que darão diferentes visões sobre negócios. Geralmente, o processo de aceleração dura cerca de seis meses, mas pode variar.
Waengertner - Os empreendedores passam meses tendo workshop, conversando com mentores e recebendo apoio no processo de vendas do produto. É um programa pesado, mas que também deixa tempo para que eles possam cuidar de seus clientes etc.

A aceleradora investe dinheiro no meu negócio?
Gitahy - Dependendo do estágio da start-up, a aceleradora pode colocar capital. Geralmente, é um capital simbólico, para ajudar a empresa a se manter durante o processo de aceleração. Algumas investem e se tornam sócias das start-ups.
Waengertner - O objetivo do investimento da aceleradora não é fazer o negócio crescer, mas se manter. Se um empreendedor procura uma aceleradora baseando-se no maior investimento, vai se frustrar, pois isso não é o mais importante.

Pode-se receber outros investimentos durante minha aceleração?
Gitahy - O processo de aceleração pode atrair investidores-anjos, fundos etc. Algumas aceleradoras são muito focadas nesse investimento posterior.
Waengertner - Sim. As aceleradoras costumam fazer o que chamamos de DemoDay, quando convidamos investidores para conhecer as empresas aceleradas.

Quando é melhor não procurar uma aceleradora?
Gitahy - Não procure uma aceleradora se você estiver só em busca de capital ou se o seu negócio já está em um estágio bem avançado.
Waengertner - Eu não procuraria uma aceleradora se tivesse apenas uma ideia inicial, sem protótipo. Também é preciso conhecer a aceleradora, porque as ideias precisam estar em sintonia. É bom conversar com empresas que já foram aceleradas.

Colaborou BÁRBARA LIBÓRIO

 

Publicidade

 
Busca

Busque produtos e serviços


pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag