Publicidade
20/03/2014 - 14h55

Empresa fatura transformando clientes em bonecos

DO "FINANCIAL TIMES"

Nos negócios, as ideias estão sempre se fertilizando mutuamente. Por isso talvez fosse inevitável que duas das maiores tendências da tecnologia - os selfies e a impressão em 3D - terminassem por se encontrar.

A Twinkind, uma empresa iniciante de Berlim, oferece aos seus clientes uma versão miniaturizada deles mesmos, como um bonequinho impresso em 3D.

Uma centena de câmeras SLR, posicionadas circularmente em um estúdio do bairro de Mitte, o distrito artístico de Berlim, capturam cada qual uma imagem do modelo, em um piscar de olhos, congelando-o em movimento.

Um computador monta o panorama formado por essas imagens e gera um modelo digital 3D do objeto do trabalho, que depois é impresso camada por camada com uma base de pó composto. O resultado - com altura de entre 15 e 35 centímetros e preço de entre € 225 e € 1,29 mil (R$ 724 e R$ 4 mil, aproximadamente)– é uma imagem quase perfeita da pessoa, em cores.

A Twinkind foi criada por Timo Schaedel, que aplicou seu histórico como diretor de cinema comercial e seu conhecimento de computação gráfica e efeitos visuais para desenvolver o conceito do "mini-me".

Há quem deva ver seu produto como apenas um brinquedo trivial. Mas a Twinkind está levando adiante uma longa tradição artística de autorretratos capturados de maneiras diferentes e inovadoras– seja pela escultura grega e romana ou nos autorretratos de Jan van Eyck, Vincent van Gogh ou Frida Kahlo.

O bonequinho impresso em 3D é uma criação de sua era, e deve intrigar até mesmo os mais blasés dos fanáticos por tecnologia. "Em um momento em que temos a digitalização de tudo que existe em nossas vidas diárias, a impressão 3D e a camada humana criada pela adição de bonequinhos tridimensionais é algo que traz de volta o mundo analógico", disse Schaedel.

"Você pode segurá-los nas mãos - e essa é uma sensação que sinto que estamos quase perdendo, à medida que nos tornamos mais e mais criaturas dos apps", ele afirma.

Os criadores do Twinkind rejeitam a sugestão de que encomendar um autorretrato em 3D seja narcisista, porque os bonecos são em geral comprados como presentes. Os clientes de Schaedel têm antecedentes muito diversos e as histórias dele são muitas vezes divertidas, reveladoras e tocantes.

Uma família que estava levando o filho à escola pela primeira vez parou no estúdio para celebrar o momento; um homem levou seu cachorro doente ao estúdio para registrar uma imagem perene do animal; um xeque árabe perguntou se era possível ter suas aves de rapina miniaturizadas (resposta: sim e, em tese, até mesmo em voo).

Schaedel também contou que alguns clientes perguntam se podem ser registrados nus em 3d. "A pele humana é muito fácil de registrar", ele comenta, sorrindo.

Ajustes podem ser realizados antes do processo de impressão, permitindo a correção de quaisquer "defeitos". "Já ouvimos perguntas sobre criar uma barriga de tanquinho ou aumentar os seios do boneco", ele comenta. O serviço tem uma taxa adicional, porque envolve mais trabalho de artesanato digital.

A Twinkind também já foi consultada por empresas que desejam suplementar seu marketing, ou agradecer a um parceiro de negócios.

Não é difícil imaginar que, em lugar de uma foto para celebrar uma grande transação de fusão e aquisição, os executivos envolvidos sejam no futuro registrados como miniaturas. Embora seu estúdio em Berlim receba um fluxo constante de visitantes internacionais, Schaedel tem o objetivo de abrir mais estúdios em todo o mundo, para ficar mais perto dos clientes.

A empresa conta apenas com capital privado, mas ele não descarta a possibilidade de buscar recursos junto ao setor de capital para empreendimentos a fim de financiar sua expansão.

A despeito do entusiasmo talvez exagerado quanto à impressão em 3D e da possibilidade de que um dia talvez nos cansemos de tirar selfies com nossos smartphones, Schaedel rejeita enfaticamente a ideia de que os autorretratos em forma de bonecos possam se tornar apenas mais uma moda passageira.

"Para a maioria de nossos clientes, não é só a fascinação com a tecnologia, mas a ideia humana por trás dela que atrai", diz Schaedel. "Acredito que seja quase uma coisa cultural, e que no futuro veremos retratos tridimensionais de todos os tipos. Um dos objetivos da Twinkind é levá-las a 10% dos lares do planeta".

Tradução de PAULO MIGLIACCI

 

Publicidade

 
Busca

Busque produtos e serviços


pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag