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23/03/2014 - 02h15

Consultor de inovação dá dicas para entender os consumidores

DE SÃO PAULO

Como entender o que o cliente quer?

Para compreeder os desejos dos consumidores, o empresário deve tentar se colocar no lugar deles ou de quem lida diretamente com eles.

"A pessoa tem um restaurante, mas nunca foi garçonete. É bom tentar fazer isso para entender os problemas do lugar", diz Yoel Lenti Berrospi, 33, diretor da consultoria de inovação Insitum Brasil.

Ele dá quatro dicas para que empreendedores possam agradar em cheio.

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USE A TECNOLOGIA
Plataformas como SurveyMonkey e Google Forms permitem fazer questionários rápidos pela internet. O aplicativo Dscout serve para formular perguntas ou pedir que clientes enviem fotos.

Divulgação
Yoel Lenti Berrospi, diretor da Insitum
Yoel Lenti Berrospi, diretor da Insitum

PROCURAÇÃO
Vale a pena perguntar aos clientes mais recorrentes o que eles acham do serviço. Mas, para que eles não se sintam tentados a mentir para agradá-lo, peça para uma outra pessoa fazer esse questionamento.

INCORPORE
Na análise de dados, dividimos papéis: um de nós incorpora o que foi relatado, outro analisa as informações, e terceiro, como isso afeta os negócios. Isso evita que todos fiquem falando a mesma coisa.

UM, DOIS, TRÊS, SOM
Sempre que possível, faça um protótipo do seu produto antes de falar com o consumidor. Faça testes. As pessoas costumam opinar melhor quando têm algo pela frente, algo tangível.

 

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