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25/03/2014 - 14h11

Especialistas dão 8 dicas para quem quer empreender no mercado erótico

DE SÃO PAULO

Na próxima quinta-feira (27), começa em São Paulo a Erotika Fair, encontro do mercado erótico latino-americano e quarta maior feira erótica do mundo.

Para Paula Aguiar, presidente da ABEME (Associação Brasileira de Empresas do Mercado Erótico e Sensual), empreender no setor exige alguns talentos pontuais, como desinibição, conhecimento dos produtos etc, mas se torna cada vez mais comum.

Dados da associação apontam que, em 2012, os mais de 10 mil pontos de venda de produtos eróticos no país movimentaram cerca de R$ 1 bilhão.

Victor Moriyama - 4.mar.2013/Folhapress
Empreender no mercado erótico exige desinibição e conhecimento dos produtos do setor
Empreender no mercado erótico de produtos sensuais exige desinibição e amplo conhecimento do setor

"O mercado erótico não é mais como antigamente. Antes você podia arriscar, era tudo muito novo e não tinha concorrência. Hoje temos um histórico e é preciso conhecer muito bem o mercado", explica.

Daniel Passos, 33, fundador do sex shop on-line Loja do Prazer, um dos primeiros do setor no país, afirma que atualmente a concorrência é grande.

"Começamos há 15 anos e tínhamos apenas um concorrente. Hoje, existem mais de 1.500 lojas virtuais no país."

Para se sobressair, algumas dicas são importantes. Veja abaixo os conselhos dos especialistas:

ABRA SUA MENTE

Para Aguiar, antes de decidir empreender no mercado erótico, é preciso fazer algumas perguntas a si mesmo.

"Você está preparado para lidar com o cliente desse setor? Não vai se melindrar com aquele consumidor que conta sua performance entre quatro paredes e pede orientação?"

Segundo ela, o empreendedor deste nicho não pode ser preconceituoso. "Pense se você está preparado para lidar com a sexualidade do seu cliente."

CONHEÇA O MERCADO

Antes de empreender, é preciso conhecer bem o mercado. O site da ABEME disponibiliza uma série de informações sobre o setor como, por exemplo, os produtos mais vendidos (em 2012 foram géis para sexo oral; géis funcionais, como são conhecidos vibradores líquidos, retardantes e sprays excitantes; géis, pomadas e loções que facilitam sexo anal e o anel peniano com vibrador, nessa ordem).

"Pesquise sobre o mercado on-line, lojas físicas e vendas porta a porta. Veja para qual você tem mais talento, porque isso também é importante", diz Aguiar.

Segundo os dados de 2012 da associação, as lojas físicas são as preferidas da classe A, a internet é o principal canal de compra da classe B, e as revendedoras são as prediletas das classes C e D.

Segundo Passos, vale a pena buscar ajuda profissional e montar um planejamento detalhado, com capital de giro, previsão de lucro, assessoria para divulgação etc.

"Se for abrir uma loja física, busque quem te ajude com vitrinismo. Se for um e-commerce, pense na plataforma."

FIQUE DE OLHO NA INTERNET

Dados da ABEME mostram que, entre os canais de venda utilizados pelo setor, o que tem maior crescimento até o momento é a internet.

Segundo Aguiar, hoje, cem por cento dos empreendimentos do mercado erótico estão presentes na rede, seja nos e-commerces ou nas redes sociais.

"Invista em tecnologia. Os grandes nomes do setor se sentem à vontade no meio tecnológico e o e-commerce é o canal de venda que mais faz sucesso", explica.

FORME NOVOS CONSUMIDORES

"Hoje em dia, a concorrência é grande. Busque fazer com que as pessoas do seu ambiente comecem a se interessar e consumir produtos com você", diz Aguiar.

Para isso, ela afirma que é preciso estar pronto para conversar com os consumidores, tirar dúvidas, indicar produtos e ter todas as respostas na ponta da língua.

CONHEÇA SEUS PRODUTOS

O mercado erótico está sempre apresentando novos produtos e tecnologias, nacionais ou internacionais. É preciso manter-se informado.

"Aprenda tudo, dos produtos mais simples até os mais complexos. O consumidor é exigente e já chega com muita informação sobre o mercado, os produtos, a sexualidade", diz Aguiar.

Segundo ela, é preciso se capacitar. "Use os produtos, peça opinião dos clientes que os compraram, monte uma equipe de testadores."

FIDELIZE SEU CLIENTE

Fidelizar clientes pode ser um pouco mais difícil no mercado virtual. Segundo Passos, como a comparação de preços é muito fácil na internet, o valor dos produtos é um fator competitivo.

"Ainda assim, o importante é buscar uma excelência no atendimento e na entrega. A confiança do consumidor é essencial."

Já nos casos de lojas físicas e venda porta a porta, a construção da relação com o cliente é primordial, segundo Aguiar.

"No caso da consultora, o consumidor precisa acreditar naquele relacionamento. É importante dar todas as respostas que ele precisa."

INVISTA EM DIVULGAÇÃO

Para Aguiar, a divulgação é primordial no mercado erótico, principalmente na internet.

"Podemos dizer que é impossível se manter se manter sem isso."

Investir na criação de sites, lojas virtuais e divulgação nas redes sociais é um bom caminho, diz a presidente.

IGNORE O PRECONCEITO ALHEIO

Para Passos, ainda hoje há muita discriminação com empresas do setor erótico no mundo dos negócios.

"Sofremos muito preconceito no começo. Perdemos credenciamento de cartões de crédito, tivemos conta em banco bloqueada e não conseguíamos fazer anúncios porque negavam nossa publicidade", conta.

Segundo ele, o segredo é "desencanar". "Ignore a opinião dos outros. Pense que você é um profissional e não está fazendo nada de errado ou ilegal."

 

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