Organização do evento de palestras TED busca jovens brasileiros
FELIPE MAIA
EDITOR-ADJUNTO DE "CARREIRAS"
O TED, organização internacional responsável pela realização de ciclos de palestras de curta duração que ficaram famosos por reunir convidados de diferentes áreas do conhecimento, está em busca de brasileiros.
O grupo possui um projeto chamado TED Fellows, de apoio a projetos inovadores de jovens. Eles são convidados a dar palestras sobre seu trabalho e têm acesso a uma rede de troca de informações e de cooperação.
Zanone Fraissat/Folhapress | ||
Tom Rielly diretor do TED Fellows |
Fazem parte do grupo profissionais como artistas, empreendedores, cientistas e especialistas em tecnologia. Dos 328 integrantes, só 3 são brasileiros.
Em parte porque a próxima edição do evento TED Global vai acontecer em outubro no Rio, a organização está fazendo um esforço para ter mais brasileiros no grupo.
De acordo com Tom Rielly, 50, diretor do programa, os interessados devem mostrar um projeto inovador e serem "boas pessoas" (ter valores e ser colaborativo). A maior parte dos participantes tem entre 21 e 44 anos.
"Queremos as pessoas principais por trás de algo. Você não precisa ter uma empresa. Pode ser apenas um grande cientista", afirma.
Segundo ele, nenhum dos participantes trabalhava em grandes empresas no momento da seleção.
"Quando me perguntaram o que eu queria, eu disse que queria salvar o mundo e eles devem ter achado graça", conta a a bióloga Juliana Machado Ferreira, 33, que participa do programa desde 2009. Ela é diretora-executiva da Freeland Brasil, uma organização que luta contra o tráfico de animais.
Para ela, o principal benefício de estar no grupo é fazer contatos -muita gente a procura por ter visto sua apresentação no site do TED.
O processo inclui a análise do projeto, entrevistas por telefone e checagem de referências. As inscrições podem ser feitas no site ted.com/fellows.
+ Livraria
- Livro traz poemas curtos em japonês, inglês e português
- Conheça o livro que inspirou o filme "O Bom Gigante Amigo"
- Violência doméstica é tema de romance de Lycia Barros
- Livro apresenta princípios do aiuverda, a medicina tradicional indiana
- Ganhe ingressos para assistir "Negócio das Arábias" na compra de livro
Publicidade
Publicidade
Publicidade