Dono se marca de suco mostra como cresceu sem financiamentos bancários
DE SÃO PAULO
Marcos Leta, 31, fundou a marca de sucos Do Bem há cinco anos, no Rio de Janeiro. Hoje, sem recorrer a financiamento bancário ou investidores externos, colocou os dez sabores da marca em nove Estados brasileiros e em mais de 20 mil pontos de vendas pelo país.
O segredo, diz ele, é a ajuda de amigos e da família.
FAMÍLIA VENDE TUDO
Se você acredita no projeto, doe tudo por ele. Eu vendi um imóvel e um automóvel para abrir a empresa, fiquei só com uma scooter. No início, a decisão dói, porque você pensa nos riscos.
Cecilia Acioli - 21.ago.2012/Folhapress |
Marcos Leta é proprietário da sucos Do Bem |
PAGUE JUROS AOS AMIGOS
Em vez de pedir dinheiro ao banco e arcar com as taxas de juros, faça um empréstimo com amigos e familiares, mas proponha uma correção justa, que seja superior ao rendimento da renda fixa.
CUIDADO COM A REPUTAÇÃO
Se optar por empréstimos pessoais, organize-se para pagar suas dívidas em dia e não deixar nada pendente. Além da marca da empresa, é o seu nome e a sua reputação que estão em risco.
MOSTRE RESULTADOS
Ainda que não seja uma instituição financeira, é importante mostrar resultados e informar ao seu financiador como o negócio está andando. Não esqueça de manter a relação de confiança.
+ Livraria
- Livro traz poemas curtos em japonês, inglês e português
- Conheça o livro que inspirou o filme "O Bom Gigante Amigo"
- Violência doméstica é tema de romance de Lycia Barros
- Livro apresenta princípios do aiuverda, a medicina tradicional indiana
- Ganhe ingressos para assistir "Negócio das Arábias" na compra de livro
Publicidade
Publicidade
Publicidade