Publicidade
11/05/2014 - 03h15

Dono se marca de suco mostra como cresceu sem financiamentos bancários

DE SÃO PAULO

Marcos Leta, 31, fundou a marca de sucos Do Bem há cinco anos, no Rio de Janeiro. Hoje, sem recorrer a financiamento bancário ou investidores externos, colocou os dez sabores da marca em nove Estados brasileiros e em mais de 20 mil pontos de vendas pelo país.

O segredo, diz ele, é a ajuda de amigos e da família.

FAMÍLIA VENDE TUDO

Se você acredita no projeto, doe tudo por ele. Eu vendi um imóvel e um automóvel para abrir a empresa, fiquei só com uma scooter. No início, a decisão dói, porque você pensa nos riscos.

Cecilia Acioli - 21.ago.2012/Folhapress
Marcos Leta, é proprietário da sucos Do Bem
Marcos Leta é proprietário da sucos Do Bem

PAGUE JUROS AOS AMIGOS

Em vez de pedir dinheiro ao banco e arcar com as taxas de juros, faça um empréstimo com amigos e familiares, mas proponha uma correção justa, que seja superior ao rendimento da renda fixa.

CUIDADO COM A REPUTAÇÃO

Se optar por empréstimos pessoais, organize-se para pagar suas dívidas em dia e não deixar nada pendente. Além da marca da empresa, é o seu nome e a sua reputação que estão em risco.

MOSTRE RESULTADOS

Ainda que não seja uma instituição financeira, é importante mostrar resultados e informar ao seu financiador como o negócio está andando. Não esqueça de manter a relação de confiança.

 

Publicidade

 
Busca

Busque produtos e serviços


pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade


Pixel tag