Tecnologia permite que restaurantes e lojas lucrem ao oferecer wi-fi grátis
FELIPE MAIA
EDITOR ADJUNTO DE "CARREIRAS"
Oferecer wi-fi grátis pode ajudar um restaurante ou uma loja a atrair clientes e a faturar com os produtos que eles consomem. Mas empresas estão tentando fazer com que esses negócios ganhem dinheiro de forma mais direta com a rede de internet.
Começam a surgir no Brasil sistemas em que, ao conectar o computador ou o celular à rede sem fio, o usuário vê anúncios de determinadas marcas -elas pagam para o dono do estabelecimento para fazer essa publicidade.
Raquel Cunha/Folhapress | ||
Oscar Geigner, sócio da Sonar9, começou a disponibilizar a ferramenta em janeiro e já está em 27 estabelecimentos |
A Sonar9 começou a oferecer a ferramenta em janeiro e hoje está em 27 estabelecimentos, entre clubes, restaurantes e lanchonetes.
A companhia cobra em média R$ 200 por mês do estabelecimento. As negociações sobre os valores ganhos com publicidade são feitas caso a caso (os próprios empresários podem fazer a negociação com anunciantes).
Oscar Geigner, 56, sócio-fundador da companhia, afirma que uma das principais dificuldades é a qualidade das redes disponíveis.
"Os shoppings, por exemplo, têm a infraestrutura mais simples possível para o wi-fi. Alguns às vezes nem tem, porque nunca ninguém ganhou dinheiro com isso", diz.
A agência Enox, que vende publicidade em locais como restaurantes e lojas, começou a oferecer o serviço no ano passado. A companhia instalou a rede wi-fi em 150 estabelecimentos e comercializa anúncios para grandes empresas -o dono do local fica com 30% da receita.
Para Ernesto Villela, 37, sócio-fundador da Enox, esse tipo de sistema ajuda as empresas a se relacionar melhor com os clientes.
"Você consegue um relatório de todo mundo que entrou no wi-fi e descobre quem são os clientes que frequentam mais", afirma.
+ Livraria
- Livro traz poemas curtos em japonês, inglês e português
- Conheça o livro que inspirou o filme "O Bom Gigante Amigo"
- Violência doméstica é tema de romance de Lycia Barros
- Livro apresenta princípios do aiuverda, a medicina tradicional indiana
- Ganhe ingressos para assistir "Negócio das Arábias" na compra de livro
Publicidade
Publicidade
Publicidade