Sites mostram evolução de preços de produtos e se vale a pena fazer compra
FELIPE MAIA
EDITOR-ADJUNTO DE "CARREIRAS"
Comparar preços de produtos em diferentes lojas rapidamente é um dos principais atrativos do comércio on-line, mas as empresas estão tentando levar essa funcionalidade a um outro nível.
O Kayak, um agregador de serviços para viagens como reservas de hotéis e aluguel de carros, tem uma ferramenta que mostra a tendência de preço de passagens de avião e a probabilidade de o valor subir ou cair. O sistema pode sugerir que o cliente espere para fazer a compra.
Se encontrar, por exemplo, que o Kayak tem 65% de confiança de que o valor vai ter queda, o consumidor pode se cadastrar para receber um alerta quando isso acontecer.
Entram na conta variáveis como o histórico da rota e o país de onde é feita a compra.
Divulgação | ||
Nicolas Scafuro, diretor do Kayak |
Nicolas Scafuro, 39, diretor da empresa americana para a América Latina, diz que os internautas costumam respeitar o alerta. As conversões de vendas são menores quando a indicação é aguardar.
O principal modelo de arrecadação da empresa não é o comissionamento pelas vendas efetuadas, mas, sim, faturar quando leva um cliente para a página da companhia aérea.
Uma empresa brasileira que adota um sistema similar, mas para vender roupas, é a Kecaia. O site indica os produtos que tiveram maiores quedas e gráficos que indicam a variação do valor.
A ideia é evitar "pegadinhas" nos descontos. Bruno Rocha, 23, sócio-fundador da empresa, diz que analisando os dados, já descobriu casos "bizarros" de lojas on-line que aumentam o valor de um produto e depois baixam e anunciam como uma promoção. "Já vi casos de produtos subirem de R$ 100 para R$ 700 em Dia das Mães", diz.
A empresa fatura com base em comissões pagas pelas lojas parceiras por vendas geradas a partir da pesquisa no Kecaia.
VISÃO DO ESPECIALISTA
Thiago Sarraf, especialista em comércio virtual da Dr. E-commerce
QUEM NÃO QUER?
São evolução do modelo consagrado de comparadores de preço e podem virar opção para consumidores
PRECISA CONVENCER
É preciso ter várias opções de compra, a diferentes preços, e indicar como a análise da tendência é feita
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