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16/07/2014 - 15h06

Estudo diz que 80% dos apps da loja da Apple são zumbis; veja como evitar isso

DE SÃO PAULO

A App Store, loja de aplicativos da Apple que fez seis anos na última semana, oferece mais de 1,2 milhões de aplicativos que já foram baixados 75 bilhões de vezes, segundo dados da empresa.

No entanto, uma pesquisa da empresa Adjust divulgada neste mês mostrou que 80% desses aplicativos estão apenas hospedados na loja, mas tem pouquíssima procura.

A companhia chama de "aplicativos zumbis" as ferramentas que não recebem atenção suficiente para figurar em nenhum dos 39 mil rankings da loja –em dezembro de 2013, o índice era de 75%, e em junho do ano passado, 70%. Hoje, essas listas são formadas pelos 150 apps mais populares em cada categoria.

Peter Parks - 4.fev.14/AFP
Estudo diz que 80% dos apps da loja da Apple são zumbis; outros 21% já estão mortos
Estudo diz que 80% dos apps da loja da Apple são zumbis; outros 21% já estão mortos

Segundo o site Mashable, uma das explicações para o número é que, com 60 mil novos aplicativos adicionados à App Store a cada mês, está ficando cada vez mais difícil se destacar.

"Todo aplicativo tem um ciclo de vida: o início de adesão crescente, a estagnação e a redução de downloads, quando ele começa a morrer", explica Lucas Longo, fundador do iai? Instituto de Artes Interativas, uma escola brasileira de desenvolvimento desses sistemas.

A pesquisa também indicou que mais de 21% dos aplicativos que entraram na App Store já estão "mortos" e não existem mais –ou por terem violado alguma política ou por terem sido removidos pelos desenvolvedores.

Entre as categorias com maior número de apps removidos estão a de livros (27%), entretenimento (25%) e utilitários (25%).

Veja abaixo dicas para não deixar seu aplicativo se tornar um "zumbi":

PREÇO

Os aplicativos que cobram de cara uma taxa de adesão podem assustar os usuários. É importante deixar o usuário testá-lo, seja com uma versão gratuita ou "freemium" (em que o download é gratuito e há funcionalidades pagas dentro do aplicativo).

REDES SOCIAIS

O aplicativo tem que ter uma funcionalidade que permita que o usuário compartilhe suas ações no aplicativo nas redes sociais. De acordo com Longo, hoje isso é essencial porque as pessoas querem divulgar suas ações dentro dos apps em sites como o Twitter e o Facebook.

SIMPLICIDADE

Segundo o especialista, é importante que a ferramenta seja simples em termos de funcionalidades, design e navegação.

"Às vezes tem um aplicativo que tem 500 funções e o usuário comum não vai usar todas elas. Você gasta dinheiro à toa."

ATUALIZAÇÕES

É importante que os desenvolvedores sempre atualizem o aplicativo com alguma funcionalidade, mesmo que mínima.

"É essencial ficar atento ao mercado e à concorrência, assim você não se torna obsoleto", afirma Longo.

DIVULGAÇÃO

"As pessoas acham que é só hospedar o app na loja que isso vai gerar downloads. Isso não existe, você precisa promovê-lo como qualquer outro negócio, usando ferramentas de marketing", diz Longo.

IDIOMAS

Lançar um aplicativo em vários idiomas é uma boa sacada. "Na App Store, é normal que você alcance usuários do mundo inteiro. Fazer um aplicativo com outros idiomas é importante."

 

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