Publicidade
05/08/2014 - 15h49

Falta de conhecimento de empreendedor é principal motivo de falências

DE SÃO PAULO

A falta de conhecimento dos empreendedores sobre o próprio negócio é a principal causa de fechamento de empresas nos primeiros anos de atividade. É o que indica uma pesquisa do Sebrae-SP.

Segundo o levantamento, 46% dos empreendedores afirmam que abriram o negócio sem conhecer os hábitos de consumo dos clientes e o número de consumidores que atenderiam.

Outros 39% ignoravam qual o capital de giro necessário para abrir o negócio, enquanto 38% desconheciam quantos concorrentes teriam.

A falta de planejamento também é um problema: 55% dos empreendedores não elaboraram um plano de negócios antes da abertura da empresa.

"Esses são alguns equívocos que muitos empreendedores cometem. Eles praticamente abrem uma empresa no escuro, sem o conhecimento básico necessário para entrar no mercado. Isso diminui as chances de a empresa sobreviver", afirma o diretor técnico do Sebrae-SP, Ivan Hussni, em nota.

BAGAGEM

A pesquisa também mostra a importância da bagagem do dono de empresa.

Entre as companhias que fecharam as portas em até cinco anos, 58% dos empreendedores disseram ter experiência prévia ou conhecimento no ramo. Esse número chega a 72% entre os donos de empreendimentos que se mantiveram em atividade.

"É fundamental que o empresário se prepare, pois o que está em jogo é o sonho de empreender e, com frequência, são as economias de uma vida ou da família que bancam esse sonho", ressalta Hussni.

A pesquisa foi realizada com 2.800 empresas com registro de abertura entre 2007 e 2011 no Estado de São Paulo.

 

Publicidade

 
Busca

Busque produtos e serviços


pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag