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10/08/2014 - 03h05

Empresas investem em teste de DNA feito por 'delivery'

DE SÃO PAULO

Empresas querem convencer a população a não ir a um laboratório para fazer um teste de DNA para indicar paternidade ou para descobrir qual é a dieta mais adequada para cada pessoa. Os exames são feitos em casa.

A Deoxi, empresa que já trabalha com genética humana e tem sede em Araçatuba (interior de São Paulo), vai lançar em setembro um teste doméstico que analisa a genética do cliente e indica quais alimentos devem ser mais ou menos consumidos.

O sistema vai custar até R$ 2.250 e inclui uma consulta com uma nutricionista.

A pessoa compra o produto pela internet e recebe um kit para o exame -com uma espécie de cotonete, é preciso depositar células da mucosa oral em um recipiente, lacrá-lo, e mandá-lo de volta.

A análise será feita por um laboratório nos Estados Unidos dono da tecnologia. A Deoxi é revendedora oficial do produto no Brasil.

Rodrigo Vitorio Alonso, 33, diz que a meta é vender até 2.500 testes até o fim do ano. No ano passado, a companhia faturou cerca de R$ 5 milhões.

Outra empresa que atua no setor de "DNA delivery" é a Genera, que está incubada no Cietec (incubadora de negócios ligada à USP). No caso da companhia, o carro-chefe são os exames de paternidade -cerca de 2.000 kits, que custam R$ 499, foram vendidos em dois anos.

Ricardo di Lazzaro Filho, 28, cofundador da companhia, diz que o teste não tem valor legal, porque a coleta e o envio das amostras não têm garantias de preservação.

Ele diz que seu público é formado por pessoas que têm dúvidas de paternidade, mas "não querem se expor" indo a um laboratório. "Elas querem tirar a dúvida antes de fazer o teste judicial."

Marlene Bergamo/Folhapress
Ricardo di Lazzaro, cofundador da Genera
Ricardo di Lazzaro, cofundador da Genera

VISÃO DO ESPECIALISTA
Marcelo Pimenta, professor de gestão da inovação na ESPM

TEM ESPAÇO
Há muita oportunidade de inovação na área da saúde. Existe um mercado nesse setor que ainda é inexplorado

ÉTICA
É preciso tomar cuidado com as implicações éticas desse tipo de serviço, mesmo que não haja valor legal

 

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