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31/08/2014 - 03h00

Na internet, segunda-feira é o dia que os lojistas mais amam

VICTÓRIA MANTOAN
DE SÃO PAULO

Inferno do gato Garfield, e de muitos brasileiros que não querem que o fim de semana acabe, a segunda-feira é o dia preferido de Aline Marins Manfrim, 28. Ela é dona da Wouf, site que comercializa produtos customizados para cachorros.

Desde que a loja entrou no ar, em janeiro deste ano, Manfrim notou que o começo da semana, mais especificamente a segunda-feira, é o dia de maior movimento, tanto em número de acessos quanto de compras feitas.

Ela credita o comportamento das vendas ao fato de, nos fins de semana, as pessoas terem mais tempo com os seus cachorros, irem ao parque, interagirem com outros donos e ficarem inteiradas sobre os novos produtos. "É na segunda que o cliente senta e efetiva a compra", diz.

Danilo Verpa/Folhapress
Aline Manfrim, 28, que vende produtos para cães, e Thor, 2
Aline Manfrim, 28, que vende produtos para cães, e Thor, 2

Mas a percepção não é restrita ao mercado de pets.

Andrian Pimental Nucci, 34, é dono da Shopfisio e da Shopestética, que vendem equipamentos para terapeutas e esteticistas, e nota a mesma tendência. Ele também tem uma explicação.
"Os clientes têm movimento maior no fim de semana, principalmente aos sábados, e ficam mais tranquilos na segunda-feira, quando vão fazer os pedidos para repor as compras da clínica."

A Loja Integrada, plataforma de e-commerce que reúne 86 mil lojistas de várias áreas, incluindo a Wouf, da Manfrim, faz um levantamento mensal que confirma o sentimento da lojista e de Nucci: na segunda-feira, são feitas 42% mais vendas do que a média dos outros dias.

De acordo com o diretor do site, Adriano Caetano, não é possível afirmar com certeza o que faz com que as compras se concentrem no início da semana, mas é possível dar alguns palpites. Ele associa o padrão de compra à rotina. "Para começar a engatar o ritmo de trabalho, as pessoas acabam indo pesquisar coisas pessoais, coisas que elas estejam precisando."

Ele afirma que as empresas podem aproveitar as informações de picos de acessos e compras para direcionar suas campanhas de forma a melhorar o desempenho das vendas nos dias mais fracos. "O melhor momento para fazer campanha de marketing por e-mail é na terça-feira."

 

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