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07/09/2014 - 03h00

Groupon desiste das compras coletivas e tenta se reinventar

DE SÃO PAULO

O Groupon, um dos pioneiros na oferta de compras coletivas no Brasil, iniciou esta semana a mudança de estratégia que quer transformar o site em um "shopping center de bolso", reunindo ofertas de produtos e serviços locais.

A ideia é abandonar de vez o modelo antigo. "Crescemos rápido, mas vimos que depois isso estagnou. O modelo de compras coletivas tinha falhas para os clientes e parceiros, e limitava nosso alcance", explica Michel Piestun, presidente-executivo da empresa para a América Latina.

O objetivo, diz, é parar de apenas "empurrar" as ofertas para os clientes via e-mail e tornar-se referência quando eles buscarem compras.

O ponto de partida da reformulação foi o lançamento do novo site, na última terça-feira (2). Além de mudanças no layout e na navegação da página, a empresa investiu em inteligência de dados. "Cada um visualizará o site com as ofertas que mais têm a ver com suas preferências."

Davi Ribeiro/Folhapress
Michel Piestun, presidente do Groupon para a América Latina
Michel Piestun, presidente do Groupon para a América Latina

Os aplicativos de celular também tiveram alterações. No caso dos clientes, usando a geolocalização, eles poderão ver as promoções nos locais mais próximos.

Em relação aos estabelecimentos parceiros, que publicam ofertas no site, Piestun afirma que a ideia é criar campanhas sustentáveis, que cubram o custo de operação.

"Muitas empresas ofereciam descontos agressivos e abriam mão do lucro para atrair clientes, mas não os fidelizavam. Muitas desistiram por isso", diz Mauricio Salvador, presidente da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico).

O Groupon vai manter a remuneração por comissão sobre as vendas das empresas.

Para Salvador, o modelo é interessante. "As empresas estão em busca de canais alternativos pra atrair tráfego. Em vez de gastar com publicidade, elas pagam apenas quando vendem."

Estão previstas para os próximos meses as chegadas dos sistemas de reservas em estabelecimentos, de cupons de descontos e de promoções de entretenimento.

Hoje, no Brasil, o Groupon tem uma base de usuários de 25,5 milhões de assinaturas e mais de 29 mil parceiros. Globalmente, são mais de 650 mil parceiros e 53,2 milhões de clientes ativos.

Colaborou BÁRBARA LIBÓRIO, de São Paulo

 

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