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21/09/2014 - 02h00

Especialista dá dicas de como reconquistar um cliente insatisfeito

DE SÃO PAULO

Mesmo com todos os esforços, nem sempre o produto oferecido agradará o cliente. Porém, para Raul Corrêa, presidente da BDO, o empresário não deve se desesperar com a insatisfação, mas encarar os erros e procurar a melhora de uma forma transparente. Segundo ele, ser claro faz parte do jogo da reconquista de clientes.

DIÁLOGO

A conversa é a base para resolver problemas. Para a reconquista, o papo deve mostrar soluções preestabelecidas e um compromisso claro na busca da melhoria do atendimento.

SERIEDADE

Quando o cliente percebe seriedade no comportamento, 90% de resolução do problema já foi obtido. A dica é demonstrar que o problema do consumidor também é seu e que tudo pode ser melhorado.

TRANSPARÊNCIA

É preciso mostrar os valores da companhia. Um problema pequeno pode gerar uma crise, então é necessário adotar rapidamente uma postura de jogo aberto e ser sincero sobre erros.

OUSADIA E ATITUDE

É necessário atitude para ir atrás da raiz do problema e ousadia para colocar as cartas na mesa. Quando algo é dividido em pedaços, tudo fica mais simples e a reconquista é questão de tempo.

 

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