Sistema usa wi-fi e smartphone para 'seguir' consumidor
FILIPE OLIVEIRA
DE SÃO PAULO
Jovens empreendedores lançaram uma ferramenta neste ano que faz com que as empresas consigam seguir seus clientes a partir dos celulares deles. O objetivo é permitir que elas enviem anúncios para os consumidores, dentro ou fora de sua loja.
André Ferraz, 23, presidente-executivo da empresa, conta que a posição dos consumidores é indicada a partir da análise combinada dos sinais de wi-fi, do campo magnético e do acelerômetro do smartphone.
Apu Gomes/Folhapress | ||
Denyson Messias (à esq.) e André Ferraz, que são fundadores da empresa In Loco MediaLegenda |
Para a companhia ter acesso a essas informações, o dono do celular precisa ter instalado no aparelho um entre cem aplicativos parceiros da In Loco Media –incluindo alguns populares como Show do Milhão e Meu Carrinho.
A empresa, que recebeu investimento do Buscapé, possui um mapeamento de 1,5 milhão de estabelecimentos no Brasil. Com isso, consegue ter informações sobre quando cada celular está em um destes lugares, conseguindo inclusive detectar o andar em que uma pessoa está dentro de um shopping.
Com essas informações, a In Loco Media permite a anunciantes enviar propaganda para clientes que estão em uma loja ou que frequentam determinado tipo de estabelecimento.
Ferraz diz que os anúncios são enviados a partir de banners dentro dos aplicativos ou de notificações na tela do celular. A empresa não tem acesso a números de telefone nem dados pessoais, diz.
A tecnologia de localização é desenvolvida há quatro anos, inicialmente como de um projeto acadêmico realizado na universidade Federal de Pernambuco.
VISÃO DO ESPECIALISTA
ALEXANDRE SUGUIMOTO, presidente da Abradi-SP
PODE ANIMAR
Anúncios interativos e personalizados levam parte da experiência da internet para o mundo físico, o que é bom
PODE ENJOAR
Se a publicidade for enviada sem criatividade e critério, será invasiva para os consumidores
+ Livraria
- Livro traz poemas curtos em japonês, inglês e português
- Conheça o livro que inspirou o filme "O Bom Gigante Amigo"
- Violência doméstica é tema de romance de Lycia Barros
- Livro apresenta princípios do aiuverda, a medicina tradicional indiana
- Ganhe ingressos para assistir "Negócio das Arábias" na compra de livro
Publicidade
Publicidade
Publicidade