Publicidade
05/10/2014 - 02h16

Sistema usa wi-fi e smartphone para 'seguir' consumidor

FILIPE OLIVEIRA
DE SÃO PAULO

Jovens empreendedores lançaram uma ferramenta neste ano que faz com que as empresas consigam seguir seus clientes a partir dos celulares deles. O objetivo é permitir que elas enviem anúncios para os consumidores, dentro ou fora de sua loja.

André Ferraz, 23, presidente-executivo da empresa, conta que a posição dos consumidores é indicada a partir da análise combinada dos sinais de wi-fi, do campo magnético e do acelerômetro do smartphone.

Apu Gomes/Folhapress
Denyson Messias (à esq.) e André Ferraz, que são fundadores da empresa In Loco MediaLegenda
Denyson Messias (à esq.) e André Ferraz, que são fundadores da empresa In Loco MediaLegenda

Para a companhia ter acesso a essas informações, o dono do celular precisa ter instalado no aparelho um entre cem aplicativos parceiros da In Loco Media –incluindo alguns populares como Show do Milhão e Meu Carrinho.

A empresa, que recebeu investimento do Buscapé, possui um mapeamento de 1,5 milhão de estabelecimentos no Brasil. Com isso, consegue ter informações sobre quando cada celular está em um destes lugares, conseguindo inclusive detectar o andar em que uma pessoa está dentro de um shopping.

Com essas informações, a In Loco Media permite a anunciantes enviar propaganda para clientes que estão em uma loja ou que frequentam determinado tipo de estabelecimento.

Ferraz diz que os anúncios são enviados a partir de banners dentro dos aplicativos ou de notificações na tela do celular. A empresa não tem acesso a números de telefone nem dados pessoais, diz.

A tecnologia de localização é desenvolvida há quatro anos, inicialmente como de um projeto acadêmico realizado na universidade Federal de Pernambuco.

VISÃO DO ESPECIALISTA

ALEXANDRE SUGUIMOTO, presidente da Abradi-SP

PODE ANIMAR
Anúncios interativos e personalizados levam parte da experiência da internet para o mundo físico, o que é bom

PODE ENJOAR
Se a publicidade for enviada sem criatividade e critério, será invasiva para os consumidores

 

Publicidade

 
Busca

Busque produtos e serviços


pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag