Publicidade
02/11/2014 - 02h22

Site brasileiro de aluguel de quartos disputa mercado com gigante americano

FILIPE OLIVEIRA
DE SÃO PAULO

Os brasileiros do site de viagens Hotel Urbano querem enfrentar a norte-americana Airbnb no mercado de aluguel on-line de casas e quartos por temporada.

Para disputar turistas com a companhia estrangeira, com valor de mercado estimado em R$ 32,2 bilhões, a brasileira, que faturou R$ 500 milhões no ano passado, comprou a start-up House in Rio.

Luca Atalla/Divulgação
O presidente-executivo da Voltem, Eduardo Serrado (à dir) e João Ricardo Mendes, cofundador do Hotel Urbano
O presidente-executivo da Voltem, Eduardo Serrado (à dir) e João Ricardo Mendes, cofundador do Hotel Urbano

Criada em 2010, ela tinha dez funcionários, 7.000 anúncios cadastrados e atuava apenas no Rio de Janeiro. Os valores da negociação não foram revelados.

Repaginada, a companhia passou a se chamar Voltem, teve sua equipe ampliada para 40 funcionários e passou a atuar em todo o país. Em dois meses, o número de anúncios de casas e quartos passou a ser de 55 mil.

Para João Ricardo Mendes, 33, cofundador do Hotel Urbano, o crescimento do Airbnb comprova o potencial desse tipo de negócio.

"Se fôssemos nos assustar com grandes concorrentes, não teríamos iniciado o Hotel Urbano, que também está no mesmo mercado de gigantes internacionais de bilhões de dólares, como a Booking.com", afirma Mendes.

Para Eduardo Serrado, 31, fundador da House in Rio e atual presidente-executivo da Voltem, o modelo de aluguel por temporada, apesar de estar em crescimento acelerado, ainda não é popular entre turistas brasileiros.

"O mercado hoje está muito concentrado em anfitriões brasileiros recebendo turistas internacionais. Mas o turismo interno no Brasil também é muito importante."

VISÃO DO ESPECIALISTA

Cláudio Carvajal, coordenador de administração da Fiap

COISA NOSSA
A base de clientes do Hotel Urbano e o conhecimento do mercado local vão dar velocidade à start-up

QUEM?
Será necessário investir em marketing para fazer a nova marca conhecida enquanto enfrenta a concorrência

 

Publicidade

 
Busca

Busque produtos e serviços


pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag