Publicidade
24/11/2014 - 13h53

Florianópolis é a melhor capital para empreender no Brasil, aponta estudo

DE SÃO PAULO

A proximidade entre a pesquisa universitária e o setor privado e a qualidade de suas universidades fazem de Florianópolis a melhor capital para se empreender no Brasil.

A conclusão é de estudo divulgado pela Endeavor, organização de fomento ao empreendedorismo, divulgado nesta segunda-feira.

O estudo, que deu origem ao Índice de Cidades Empreendedoras 2014, é baseado em análises de dados oficiais e pesquisa de campo respondida por 4.000 entrevistados. Foi realizado em parceria com as consultorias Bain&Company, SEDI, Spectra Investments e Grupo Troiano.

Pesaram a favor da capital catarinense principalmente o alto número de doutores atuando dentro de empresas. Em Florianópolis, 3,5% deles estão em empresas da cidade, contra 1,6% da média nacional

Além disso, 58% dos universitários estão matriculados em faculdades com boa avaliação no Enade, o que garante uma mão de obra qualificada.

Este ambiente possibilita o surgimento de empresas de tecnologia e negócios especializados em atender outras companhias.

"Ter o melhor índice de negócios não quer dizer que a cidade é a melhor para todos os empreendedores. Florianópolis não tem um mercado tão grande quanto outras capitais, então iniciar uma empresa de varejo ali não parece a escolha mais óbvia", disse Juliano Seabra, diretor da Endeavor durante a apresentação dos resultados em São Paulo.

A cidade de São Paulo, segunda colocada no ranking, tem entre seus pontos fortes o tamanho da economia, a maior concentração de crédito e de capital de risco.

Porém um dos pontos fracos da cidade é o maior custo de vida e da mão de obra. "São Paulo movimentou 50% a mais do que a soma de todas as outras cidades em operações de acesso a crédito."

Foram avaliados os ambientes para criar negócios de 14 capitais, todas elas cidades que têm pelo menos 1% de suas empresas registrando crescimento superior a 20% em três anos consecutivos, segundo dados do IBGE.

Os critérios para avaliação foram ambiente regulatório, acesso a capital, mercado, inovação, infraestrutura, capital humano e cultura empreendedora.

CONFIRA O RANKING DE MELHORES CIDADES PARA EMPREENDER

Posição Cidade Pontuação
1 Florianópolis 7,53
2 São Paulo 7,46
3 Vitória 7,16
4 Curitiba 6,96
5 Brasília 6,33
6 Belo Horizonte 6,15
7 Porto Alegre 5,94
8 Goiânia 5,91
9 Rio de Janeiro 5,86
10 Manaus 5,33
11 Belém 5,24
12 Recife 4,83
13 Fortaleza 4,77
14 Salvador 4,53

 

Publicidade

 
Busca

Busque produtos e serviços


pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag