Publicidade
21/12/2014 - 01h50

Engenheiro cria app que transforma smartphone velho em câmera de segurança

ANDRÉ CABETTE FÁBIO
DE SÃO PAULO

Em 2012, o engenheiro de software Haggai Meltzer deixou seu apartamento em Tel Aviv e saiu de férias com a mulher para o sul de Israel. Quando voltou, a porta havia sido arrombada e a maior parte dos aparelhos eletrônicos, roubados. Mas sobraram dois celulares antigos.

Ele, então, teve a ideia: por que não criar um aplicativo que transformasse os smartphones antigos em câmeras de segurança?

Editoria de arte/Folhapress

"Depois de 18 a 19 meses, um celular não tem mais quase nenhum valor", diz Michele Aliverti-Piuri, sócio da Salient Eye, que lançou o aplicativo com investimento de um fundo israelense.

O programa transforma o celular em um sensor de movimento que tira fotos quando o lugar para onde está voltado apresenta movimento. Enquanto um alarme soa, as imagens são salvas em um servidor e enviadas por e-mail e SMS para o usuário.

O empresário diz que, sem que houvesse um foco específico da empresa, o Brasil se tornou o terceiro maior público do Salient Eye, atrás de Colômbia e Estados Unidos. "Brasileiros fazem 25% das instalações diárias", diz.

Ele afirma que isso acontece por causa dos riscos de roubos no país e do custo de sistemas de segurança aqui.

Um complemento do aplicativo lançado na semana passada e chamado Security Remote Control permite que o dono ative e desative a distância o aparelho. O custo é de US$ 10 (R$ 26,60) por ano.

A versão antiga foi baixada 100 mil vezes no Google Play, nem sempre para prevenir assaltos. "Um caçador de veados nos disse que usa o aplicativo para saber quando os animais estão por perto.", conta Aliverti-Piuri.

 

Publicidade

 
Busca

Busque produtos e serviços


pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag