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29/12/2014 - 20h02

Site de cupons de desconto espera 'nova Black Friday' com saldão de Natal

ANDRÉ CABETTE FÁBIO
DE SÃO PAULO

Má notícia para lojistas, o crescimento de 3% nas vendas de natal deste ano –o pior em oito anos, segundo a Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shoppings)– é visto como oportunidade no setor de cupons de desconto. A expectativa é que os resultados impulsionem queimas de estoque, aumentem o número de ofertas e tragam um fluxo comparável ao da Black Friday.

Esses sites agregam ofertas de desconto de vários vendedores e ganham deles uma comissão de acordo com as vendas que atraem.

"Algumas lojas anteciparam os saldões para logo depois do Natal, mas o forte vem mesmo durante o mês de janeiro", diz Fernanda Junqueira, presidente do site de descontos CupoNation.

Thiago Brandão, presidente do site Cuponeria, afirma que o número de descontos oferecidos subiu para mil desde o Natal –a média é de 800. "Esperamos chegar a 1.600 em janeiro", afirma.

Segundo o executivo, o saldão de Natal só perde para a Black Friday em volume de descontos, seguido por eventos pontuais de grandes portais de comércio.

Alan Teixeira/Divulgação
Fernanda Junqueira, fundadora e presidente da CupoNation, para quem saldões devem movimentar o site
Fernanda Junqueira, fundadora e presidente do CupoNation, para quem saldões devem movimentar o site

Junqueira espera um volume de vendas tão grande quanto o da Black Friday, que ocorre no final de novembro e antecipa as vendas de Natal para o comércio eletrônico, já que muitos clientes têm medo que as encomendas não cheguem a tempo se comprarem pela internet muito próximo da data.

A diferença, diz, é que, enquanto esse evento funciona como uma concentração do esforço de marketing, o saldão de Natal tem perfil de queima de estoque para liberar espaço a novas ofertas, o que pode trazer descontos mais agressivos.

PERFIL DO DESCONTO

Segundo dados da consultoria E-bit sobre o mercado on-line no primeiro semestre de 2014, o setor de moda e acessórios tem o maior faturamento no Brasil, de 18% do total, seguidos por cosméticos e perfumaria, cuidados pessoais e saúde, com 16%.

Telefonia aparece apenas em quinto lugar, com 7% do faturamento, mas, segundo estudo do CupoNation feito a pedido da Folha em 13 países em que o site atua, o Brasil é o único, além da Espanha, em que a maior parte do faturamento por meio de cupons vem do setor de eletrônicos e celulares.

Como esses produtos são mais caros, o impacto de um desconto de 10% pode representar economia de centenas de reais.

Para Junqueira, o desenvolvimento da telefonia celular também atrai interesse. "Cresceu muito a inclusão digital e o acesso à internet no Brasil", diz.

Na maior parte dos outros países, é a moda que responde pela porção maior do valor das vendas com cupons.

Como os eletrônicos têm preços maiores, o peso desse mercado no país aumenta o valor médio das compras que usam ofertas. De acordo com o levantamento, os gastos médios dos brasileiros estão à frente de países com rendas per capita maiores, como Áustria e França e Noruega.

Três principais segmentos de cupons de desconto em 2014
País
Brasil Eletrônicos e celulares (35%) Esportes (23%) Eletrodomésticos (16%)
Alemanha Moda e acessórios (40%) Eletrônicos e celulares (22%) Casa e jardim (9%)
Austrália Moda e acessórios (77%) Voos (13%) Viagem e turismo (3%)
Áustria Moda e Acessórios (48%) Eletrônicos e celulares (10%) Viagem e turismo (3%)
Espanha Eletrônicos e celulares (23%) Moda e acessórios (18%) Viagem e turismo (16%)
Finlândia Moda e acessórios (19%) Casa e jardim (17%) Viagem e turismo (12%)
França Casa e jardim (32%) Moda e acessórios (22%) Eletrônicos e celulares (13%)
Índia Moda e acessórios (30%) Eletrônicos e celulares (27%) Viagem e turismo (17%)
Itália Moda e acessórios (31%) Eletrônicos e celulares (20%) Viagem e turismo (18%)
Noruega Moda e acessórios (21%) Saúde e beleza (13%) Viagem e turismo (11%)
Polônia Moda e acessórios (32%) Eletrônicos e celulares (17%) Casa e jardim (16%)
Rússia Moda e acessórios (49%) Tênis e sapatos (23%) Bebês (7%)
Suécia Moda e acessórios (50%) Eletrônicos e celulares (11%) Viagem e turismo (9%)
Suíça Moda e acessórios (27%) Eletrônicos e celulares (18%) Fotos e impressão (14%)

Fonte: Estudo do CupoNation feito em dezembro de 2014

Valor médio por compra em 2014
País Valor médio
Noruega R$ 494,16
Suíça R$ 442,51
Austrália R$ 409,13
Brasil R$ 377,97
Áustria R$ 371,21
Finlândia R$ 341,93
França R$ 322,47
Suécia R$ 289,41
Itália R$ 277,56
Espanha R$ 265,66
Rússia R$ 235,05
Alemanha R$ 230,95
Polônia R$ 218,66
Índia R$ 61,14
Média geral R$ 177,30

Fonte: Estudo do CupoNation feito em dezembro de 2014 com o euro cotado a R$ 3,32

 

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