Site de cupons de desconto espera 'nova Black Friday' com saldão de Natal
ANDRÉ CABETTE FÁBIO
DE SÃO PAULO
Má notícia para lojistas, o crescimento de 3% nas vendas de natal deste ano –o pior em oito anos, segundo a Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shoppings)– é visto como oportunidade no setor de cupons de desconto. A expectativa é que os resultados impulsionem queimas de estoque, aumentem o número de ofertas e tragam um fluxo comparável ao da Black Friday.
Esses sites agregam ofertas de desconto de vários vendedores e ganham deles uma comissão de acordo com as vendas que atraem.
"Algumas lojas anteciparam os saldões para logo depois do Natal, mas o forte vem mesmo durante o mês de janeiro", diz Fernanda Junqueira, presidente do site de descontos CupoNation.
Thiago Brandão, presidente do site Cuponeria, afirma que o número de descontos oferecidos subiu para mil desde o Natal –a média é de 800. "Esperamos chegar a 1.600 em janeiro", afirma.
Segundo o executivo, o saldão de Natal só perde para a Black Friday em volume de descontos, seguido por eventos pontuais de grandes portais de comércio.
Alan Teixeira/Divulgação | ||
Fernanda Junqueira, fundadora e presidente do CupoNation, para quem saldões devem movimentar o site |
Junqueira espera um volume de vendas tão grande quanto o da Black Friday, que ocorre no final de novembro e antecipa as vendas de Natal para o comércio eletrônico, já que muitos clientes têm medo que as encomendas não cheguem a tempo se comprarem pela internet muito próximo da data.
A diferença, diz, é que, enquanto esse evento funciona como uma concentração do esforço de marketing, o saldão de Natal tem perfil de queima de estoque para liberar espaço a novas ofertas, o que pode trazer descontos mais agressivos.
PERFIL DO DESCONTO
Segundo dados da consultoria E-bit sobre o mercado on-line no primeiro semestre de 2014, o setor de moda e acessórios tem o maior faturamento no Brasil, de 18% do total, seguidos por cosméticos e perfumaria, cuidados pessoais e saúde, com 16%.
Telefonia aparece apenas em quinto lugar, com 7% do faturamento, mas, segundo estudo do CupoNation feito a pedido da Folha em 13 países em que o site atua, o Brasil é o único, além da Espanha, em que a maior parte do faturamento por meio de cupons vem do setor de eletrônicos e celulares.
Como esses produtos são mais caros, o impacto de um desconto de 10% pode representar economia de centenas de reais.
Para Junqueira, o desenvolvimento da telefonia celular também atrai interesse. "Cresceu muito a inclusão digital e o acesso à internet no Brasil", diz.
Na maior parte dos outros países, é a moda que responde pela porção maior do valor das vendas com cupons.
Como os eletrônicos têm preços maiores, o peso desse mercado no país aumenta o valor médio das compras que usam ofertas. De acordo com o levantamento, os gastos médios dos brasileiros estão à frente de países com rendas per capita maiores, como Áustria e França e Noruega.
Três principais segmentos de cupons de desconto em 2014 |
---|
País | 1º | 2º | 3º |
---|---|---|---|
Brasil | Eletrônicos e celulares (35%) | Esportes (23%) | Eletrodomésticos (16%) |
Alemanha | Moda e acessórios (40%) | Eletrônicos e celulares (22%) | Casa e jardim (9%) |
Austrália | Moda e acessórios (77%) | Voos (13%) | Viagem e turismo (3%) |
Áustria | Moda e Acessórios (48%) | Eletrônicos e celulares (10%) | Viagem e turismo (3%) |
Espanha | Eletrônicos e celulares (23%) | Moda e acessórios (18%) | Viagem e turismo (16%) |
Finlândia | Moda e acessórios (19%) | Casa e jardim (17%) | Viagem e turismo (12%) |
França | Casa e jardim (32%) | Moda e acessórios (22%) | Eletrônicos e celulares (13%) |
Índia | Moda e acessórios (30%) | Eletrônicos e celulares (27%) | Viagem e turismo (17%) |
Itália | Moda e acessórios (31%) | Eletrônicos e celulares (20%) | Viagem e turismo (18%) |
Noruega | Moda e acessórios (21%) | Saúde e beleza (13%) | Viagem e turismo (11%) |
Polônia | Moda e acessórios (32%) | Eletrônicos e celulares (17%) | Casa e jardim (16%) |
Rússia | Moda e acessórios (49%) | Tênis e sapatos (23%) | Bebês (7%) |
Suécia | Moda e acessórios (50%) | Eletrônicos e celulares (11%) | Viagem e turismo (9%) |
Suíça | Moda e acessórios (27%) | Eletrônicos e celulares (18%) | Fotos e impressão (14%) |
Fonte: Estudo do CupoNation feito em dezembro de 2014
Valor médio por compra em 2014 |
---|
País | Valor médio |
---|---|
Noruega | R$ 494,16 |
Suíça | R$ 442,51 |
Austrália | R$ 409,13 |
Brasil | R$ 377,97 |
Áustria | R$ 371,21 |
Finlândia | R$ 341,93 |
França | R$ 322,47 |
Suécia | R$ 289,41 |
Itália | R$ 277,56 |
Espanha | R$ 265,66 |
Rússia | R$ 235,05 |
Alemanha | R$ 230,95 |
Polônia | R$ 218,66 |
Índia | R$ 61,14 |
Média geral | R$ 177,30 |
Fonte: Estudo do CupoNation feito em dezembro de 2014 com o euro cotado a R$ 3,32
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