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04/01/2015 - 02h00

Pesquisas 'rapidinhas' semanais medem satisfação de funcionários o ano todo

FILIPE OLIVEIRA
DE SÃO PAULO

Ferramentas desenvolvidas por novas empresas de tecnologia têm tornado possível o envio e a análise de pesquisas internas com maior agilidade nas empresas.

A ideia dos criadores desses serviços é que eles sejam usados para medir continuamente a satisfação dos profissionais com o trabalho em suas companhias. O prazo sugerido para a realização de novas perguntas, que chega a uma semana, é bem menor do que o das pesquisas de clima tradicionais, que é de pelo menos seis meses.

Gustavo Epifanio/Folhapress
Othamar Gama, 33, criou plataforma que envia perguntas para celular de funcionários
Othamar Gama, 33, criou plataforma que envia perguntas para celular de funcionários

David Niu, 41, presidente do TINYpulse, que envia a funcionários de empresas clientes uma questão semanal por e-mail, diz acreditar que pesquisas frequentes se adequam mais aos altos e baixos por que uma empresa passa durante o ano. Com elas, é possível captar insatisfações pontuais antes que profissionais saiam da empresa.

Entre os temas das perguntas estão o grau de satisfação e a relação com líderes. As respostas são anônimas. Niu diz que o envio de uma pergunta por vez facilita a análise dos dados pelo gestor.

A empresa tem atualmente cerca de 500 clientes, que pagam a partir de US$ 49 (R$ 132) ao mês pelo serviço.

Por aqui, a plataforma Talent Sentiment também permite que gestores criem pesquisas rápidas e definam departamentos ou filiais que devem respondê-las.
Othamar Gama, 33, fundador da empresa, conta que as perguntas são enviadas para o celular dos funcionários. Segundo ele, muitos profissionais não se sentiriam seguros para responder questões sensíveis no computador da empresa, por medo de serem monitorados.

SEM PRESSA

Segundo avaliação de Daniela do Lago, professora de gestão de pessoas na Fundação Getulio Vargas, pesquisas curtas podem ser úteis para observar reações pontuais dos profissionais a eventos específicos, como uma palestra, treinamento ou festa.

Mas questionários rapidinhos não devem substituir pesquisas de clima mais profundas e realizadas dentro de prazos maiores, diz.

"Se você faz uma pesquisa de clima e descobre que as coisas estão péssimas, tem de ter um plano de ação, que, quando lidamos com pessoas, demora para dar resultado. Então não adianta fazer outra pesquisa um segundo depois."

A Sodexo Benefícios e Incentivos combina as pesquisas curtas com pesquisas de clima abrangentes, realizadas a cada dois anos por consultoria de recursos humanos.

Segundo Aline Tieppo, gerente de comunicação interna da empresa, são enviadas ao ano cerca de 25 questionários diferentes, usando a plataforma SurveyMonkey. Em geral, elas são respondidas em cinco minutos e tratam de temas variados, como conhecimento de departamentos da empresa ou de normas de segurança de informações. A última serviu para avaliar a festa de final de ano.

Tieppo diz que as pesquisas mais rápidas ajudam a completar e a acompanhar melhoras nas dificuldades apontadas pelas pesquisas maiores.

 

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