Empresas criam alternativas para evitar ligações às centrais de atendimento
DE SÃO PAULO
Leduar Staniscia, 29, trabalhou por oito anos em uma empresa que desenvolvia tecnologia para call center e chegou a uma conclusão: "Os consumidores estão sempre reclamando, as empresas gastam fortunas e não conseguem resolver isso".
Gustavo Epifanio/Folhapress | ||
Leduar Stanicia, criador do Me Atende, aplicativo para fugir das filas para atendimento em SACs |
Então, em vez de tentar inventar um sistema para reduzir o tempo que os consumidores gastam esperando na linha ou falando com robôs, ele e um sócio criaram um aplicativo para celular chamado Me Atende, em que o usuário indica que precisa falar com a empresa e espera que um atendente entre em contato assim que puder.
Staniscia conta que o sistema, lançado em julho, demorou um pouco a decolar por um problema de "ovo e galinha": as empresas relutavam em aderir porque havia poucos usuários e era difícil atraí-los porque não havia companhias no sistema.
Hoje, eles têm acordo com 13 empresas, entre elas a operadora de TV Sky e a companhia aérea Gol. Elas pagam R$ 0,05 cada vez que ligam para um cliente. Um dos argumentos de venda de Staniscia é que o valor é menor que os cerca de R$ 0,40 que elas desembolsam por ligações 0800.
A empresa recebeu injeção de capital de dois investidores-anjo e, na semana passada, foi anunciada como vencedora do Desafio Meliuz, competição de negócios iniciantes promovida pela plataforma que dá desconto em lojas virtuais parceiras, e vai receber prêmio de R$ 50 mil.
Outro aplicativo que tenta tirar os clientes da linha é o WhatSAC (sim, nome inspirado abertamente no WhatsApp), que permite conversar com as companhias em um chat de celular -a companhia está até desenvolvendo um sistema para avisar que o atendente leu a mensagem, como acontece no app original, conta Leandro Miranda, 34, supervisor comercial.
O sistema é usado por 40 companhias. Elas pagam até R$ 750 por unidade de atendimento ao mês.
VISÃO DO ESPECIALISTA
Ricardo Haas Tarabay, professor da ESPM
Feito para você
Todo cliente gosta de atendimento personalizado, e esses aplicativos permitem que isso seja feito bem.
Cadastro único
A dúvida é se as empresas vão querer integrar as ferramentas com seus sistemas atuais, algo importante.
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