Publicidade
03/02/2015 - 12h24

Filme de '50 Tons de Cinza' leva chicotes e correntes a redes de varejo nos EUA

RACHEL ABRAMS
DO "NEW YORK TIMES"

Quando brinquedos associados a filmes são produzidos, em geral o público pretendido são as crianças. Mas no caso do lançamento de "50 Tons de Cinza", que acontece no dia dos namorados nos Estados Unidos, 14 de fevereiro, muitos dos produtos associados ao filme são de consumo adulto.

A indústria de brinquedos sexuais está apostando na esperança de que o filme da Universal Pictures gere uma disparada de vendas, da mesma forma que o romance erótico homônimo, um grande sucesso de vendas, criou milhares de novos clientes entre as leitoras suburbanas que circulavam o livro para suas amigas.

Antecipando um interesse forte, até mesmo lojas de varejo 'convencional' estão se abastecendo de vendas, chicotes, algemas e máscaras produzidos pela indústria do prazer. Os fabricantes criaram novas embalagens e produtos a fim de se enquadrar ao tom e ao tema marotos do filme, que se baseia no romance de E. L. James sobre uma jovem ingênua que vem a se envolver em jogos sexuais de bondage.

Até mesmo a Target, uma das maiores cadeias de varejo dos Estados Unidos, começou recentemente a vender um "anel vibrador do amor" com a marca oficial de "50 Tons de Cinza" - produto destinado ao público masculino, mas não para uso nos dedos.

Devin Yalkin - 31.jan.2015/The New York Times
Produtos inspirados na trama de '50 tons de Cinza' ficam em exibição na Babeland, em Nova York
Produtos inspirados na trama de '50 tons de Cinza' ficam em exibição na Babeland, em Nova York

"É o maior momento, e o maior momento de todos os tempos, para a nossa indústria, na cultura popular", disse Clarie Cavanah, uma das fundadoras da Babeland, empresa que vende produtos para adultos. "Estamos todos nos preparando para o que pode ser uma nova onda de brinquedos".

A Universal Studios e a Focus Features, que adquiriram os direitos de adaptação do romance por US$ 5 milhões, queriam atingir os mesmos leitores que causaram uma disparada na venda de produtos adultos depois que "50 Tons de Cinza" foi lançado como livro eletrônico em 2011 - e ainda mais gente. Subitamente, o varejo não conseguia manter o estoque de produtos que até então eram obscuros.

O romance estimulou uma disparada de 7,5% nas vendas de produtos com tema sexual, entre os quais brinquedos, livros e vídeos, em 2013, de acordo com relatório da IBISWorld, uma empresa de pesquisa de mercado.

"Fomos meio apanhados de surpresa quando o livro saiu", disse Cavanah. "Mas estamos muito mais preparados para o filme".

SEM TANTAS CORES

O filme não será tão explícito quanto o livro. Neal Slateford, um, dos sócios da Lovehoney, a única companhia autorizada a produzir mercadoria adulta com a marca oficial de "50 Tons de Cinza", para venda na Target e outras companhias de varejo, não antecipa que certos brinquedos usados nas cenas mais intensas do livro apareçam no filme.

Em entrevista, Slateford disse que sua marca tampouco apareceria no filme, ainda que alguns dos produtos menos explícitos de sua empresa possam estar na tela. "Creio que o filme vai provocar uma nova onda de vendas do livro, e isso pode estimular as nossas vendas", ele disse.

Os especialistas em brinquedos adultos dizem que é difícil obter uma estimativa precisa de vendas de produtos ou itens específicos inspirados pelo livro. Mas apontam para alguns dados.

O romance inclui uma cena especialmente explícita envolvendo bolas Ben Wa, também conhecidas como bolas Kegel, produto que o varejo oferece há anos e promove como bem de saúde sexual para as mulheres, especialmente depois do parto.

As vendas do produto imediatamente dispararam. A California Exotic Novelties, grande fabricante de produtos sexuais, vendia de 80 mil a 90 mil bolas Ben Wa por ano, e vendeu um milhão delas nos seis meses posteriores ao lançamento do livro, segundo Susan Colvin, a presidente da companhia.

Porque só a Lovehoney pode vender produtos com a marca oficial "50 Tons de Cinza", outras companhias se viram forçadas a usar a criatividade. A Pipedream Products, que fabrica brinquedos sexuais e produtos assemelhados, mudou suas embalagens para seguir o esquema de cores preto e cinzento do filme.

A California Exotic Novelties ampliou sua linha de produtos para bondage "Scandal", quando o trailer do filme começou a circular, em julho.

E a Jimmyjane, conhecida pelos seus vibradores, está fazendo sua primeira incursão ao ramo dos "produtos brandos", com uma nova série de kits fetiche inspirados pelo filme, com itens como vendas e gravatas de seda.

"Eu diria que todo mundo tentou aproveitar o barco e vender produtos associados a '50 Tons de Cinza'", disse Sara Ramirez, editora da "XBIZ", uma publicação especializada do setor de produtos sexuais.

Mas embora essas empresas não queiram perder a oportunidade de aproveitar o filme, também não querem superestimar a demanda.

A Babeland ainda tem em estoque produtos que fabricou na corrida para aumentar suas vendas, em 2012. Este ano, a companhia foi mais conservadora, e diz que os itens associados ao filme representam 5% de todos os produtos novos.

"Minha opinião pessoal é de que haverá um grande salto de vendas, mas elas se reduzirão bem rápido", disse Nick Orlandino, presidente-executivo da Pipedream Products.

Tradução de PAULO MIGLIACCI

 

Publicidade

 
Busca

Busque produtos e serviços


pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag