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08/02/2015 - 02h00

Após fracasso de R$ 1 milhão, irmãos fundam rede de restaurantes de sucesso

FERNANDA PERRIN
DE SÃO PAULO

Luiz Felipe Costa vinha de uma carreira promissora. Aos 23 anos, era formado em engenharia elétrica e já havia trabalhado na Ambev.

Decidiu largar tudo e investir o que ele, o irmão e o pai tinham para abrir uma franquia de um restaurante. Mas deu errado.

Segundo o jovem, a marca com sede em São Paulo não prestou nenhuma orientação. "Eu tive que buscar receita dos pratos em casa, porque o franqueador não tinha padrão", diz Luiz Felipe, hoje com 27 anos.

"Eles só estavam interessados nos royalties", critica.

Mesmo com prejuízos contínuos, Luiz Felipe e seu irmão, Luiz Sérgio Costa, 26, decidiram investir mais.

Divulgação
Os irmãos Luiz Felipe Costa (à dir.), 27, e Luiz Sérgio Costa, 26, em um de seus restaurantes da franquia Billy The Grill
Os irmãos Luiz Felipe Costa (à dir.), 27, e Luiz Sérgio Costa, 26, em um de seus restaurantes da franquia Billy The Grill

Tomaram um empréstimo no banco, venderam um imóvel do pai e, com o dinheiro, contrataram uma nutricionista, um gerente, um consultor de operações e uma agência de publicidade e marketing.

"Nós queríamos montar uma marca nova e, como o pessoal da franquia não vinha aqui, nós fomos testando os novos produtos na loja", afirma Luiz Felipe.

Os dois acabaram perdendo mais de R$ 1 milhão com o negócio -mas o trauma não foi suficiente para impedi-los de tentar novamente.

Os testes de pratos na franquia falida levaram à descoberta do que viria a ser o carro chefe do novo negócio: a picanha grelhada na pedra.

Orientados pela agência de publicidade, eles fizeram uma panfletagem do novo prato, que incluía uma sobremesa grátis.

"Em um mês, nosso faturamento cresceu 45%. De 200 refeições, passamos a servir 1.000", diz Luiz Felipe.

Ainda foi necessário vender mais um imóvel para conseguirem finalmente sair da franquia e transformar a unidade em negócio próprio, o Billy The Grill, em 2010.

UM DIA É DA CAÇA...

A rede de restaurante dos irmãos tem hoje 23 unidades, incluindo 18 franquias. Eles dizem fazer questão de ter uma relação próxima com os franqueados, além de cautela redobrada.

"Eu conto pra eles a história do pior cenário, pra assustar mesmo. Quero abrir lojas para darem certo e não só para ter mais uma", diz.

A cautela também é visível na expansão da rede. Todas as unidades são no Estado do Rio de Janeiro. Apenas em 2015 a Billy The Grill deve chegar a São Paulo, mas ainda não há local definido.

 

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