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29/03/2015 - 02h00

Médico abandona cirurgias para empreender e cria franquia de yakisoba

FILIPE OLIVEIRA
DE SÃO PAULO

Desde seus tempos de estudante de medicina na USP, Kiko Hwang, 49, vivia dividido. Parte do tempo era dedicado às aulas da faculdade, parte a cursos de gastronomia que fazia por diversão.

Quando estava terminando sua segunda residência, em 2002, abriu um restaurante fast-food de comida japonesa no Stand Center (centro de compras na avenida Paulista, fechado pela polícia em 2007 devido a venda de produtos importados ilegalmente). O negócio lhe exigia pouca dedicação e dava tanto dinheiro quanto a medicina, conta.

Conforme a carreira de oncologista, especializado em câncer de mama, avançava, Hwang aprendia sobre temas ligados à administração. Estudou controladoria e planejamento tributário.

Não é que ele não gostasse de seu trabalho. A vida era boa: Hwang teve seu consultório próprio, dava aulas e fazia operações toda semana. Mas havia pouco espaço para crescer e enfrentar novos desafios, diz.

Adriano Vizoni/Folhapress
Kiko Hwang, fundador da rede Yakisoba Factory
Kiko Hwang, fundador da rede Yakisoba Factory

Mas ele ainda se sentia despreparado para mudar de vida. A decisão foi tomada após ele receber apoio da mulher, que é arquiteta, conta. Hwang tirou dois anos sabáticos com ela e os dois filhos em Miami para estudar gastronomia. O argumento dela foi simples: "Se podemos, por que não?", diz.

De volta ao Brasil, ele abriu em 2008 um restaurante de comida natural dentro de um flat, seguindo o estilo de comida que era a moda, mas que, segundo ele, ainda precisava ser feita de forma mais gostosa.

Dois anos depois, quando a empresa começou a dar lucro, abriu em 2010 seu negócio principal, o Yakisoba Factory é um restaurante que trabalha apenas com variações do prato, desde a receita clássica até versões inusitadas como frango caramelizados ou leite de coco com curry.

A inspiração para o negócio está presente no nome da empresa, a rede norte-americana CheeseCake factory. Depois de ter estagiado em seus restaurantes nos Estados Unidos, Hwang trouxe para o Brasil a cozinha de alta produtividade em pequenos espaços adotada pela empresa:"O segredo está no modo como a cozinha está preparada. Tudo fica a mão do cozinheiro, ele não precisa andar dois passos para fazer um prato. Se, como acontece em muitos lugares, ele der 20 passos por receita, vai acabar andando quilômetros ao longo do dia sem qualquer necessidade."

No sistema de franquias desde 2012, a Yakisoba Factory fatura R$ 10 milhões por ano, possui 23 unidades em operação e outras 11 sendo implantadas. A meta é fechar o ano com 50.

Hwang diz que cuida pessoalmente da seleção de novas receitas da empresa. De vez em quando tem saudades de fazer cirurgias, que era o que mais gostava. "Mas rápido passa".

 

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