Publicidade
22/03/2015 - 01h12

Plano de negócios para Start-ups é conto de fadas, diz guru do empreendedorismo

FILIPE OLIVEIRA
DE SÃO PAULO

As start-ups (empresas iniciantes de tecnologia) são máquinas de testes e pesquisas. Seu objetivo é descobrir quantos clientes se interessam por um determinado serviço ou produto, quantos eles são, quanto podem pagar e como atraí-los.

Essa é a tese defendida por Bob Dorf, coautor do livro "Startup, Manual do Empreendedor" (Alta Books, 572 págs., R$ 84,90), obra de referência para empreendedores do setor de tecnologia.

Para Dorf, empresas que pulam essa etapa de testes e começam a planejar e produzir nos primeiros dias do negócio, na maioria das vezes, estão destinadas ao fracasso.

Leia abaixo trechos de entrevista de Dorf à Folha, por e-mail.

*

Divulgação
Americano Bob Dorf, autor do "Manual do Empreendedorismo", fala sobre inovação durante palestra em universidade de Paris
Americano Bob Dorf, autor do "Manual do Empreendedorismo", fala sobre inovação durante palestra em universidade de Paris

Folha - Por que você diz que muitos planos de negócios de empresas iniciantes são fantasia?
Bob Dorf - Por mais de cem anos, as pessoas que investem em start-ups foram treinadas em escolas de negócios, em que os planos de negócios são ensinados como método para tudo.
Mas empresas estabelecidas têm história, concorrentes, experiência no mercado e produtos. As start-ups não possuem nada disso. Então escrever planos sobre como as coisas vão funcionar assim que se começa a buscar um investimento é um conto de fadas, um exercício de adivinhação.

Quais as diferenças entre os planos de uma nova empresa e os de uma já estabelecida?
Uma empresa executa, enquanto a start-up procura. As empresas sabem quem são seus consumidores, que produtos vendem bem, quais são lucrativos. As start-ups, por definição, não sabem nada disso e passam seus primeiros anos buscando respostas.
Isso é melhor compreendido a partir do modelo de negócios "canvas" [tela em branco]. Nele, nove itens em um quadro são preenchidos com informações que incluem "quem são nossos consumidores?", "como vamos vender?". Start-ups precisam testar ideias até conseguir responder a essas e outras questões e até encontrarem um sistema repetível e escalável para gerar lucros. Esse é o momento em que a start-up se transforma de uma máquina de pesquisas em busca de um modelo de negócios em uma empresa.

Quando a empresa deve escrever seu plano de negócios?
Uma companhia vai precisar de um plano de negócios no momento em que buscar um investimento de US$ 1 milhão ou mais.
Aí o plano deve ser rico em fatos como: "após muitos testes e refinamentos, conseguimos provar nossa capacidade de atrair novos consumidores a um custo de x, o que faz o negócio lucrativo". Isso é ótimo para o investidor, pois mostra a eles que a start-up testou e provou as principais suposições sobre o que faria o negócio ter sucesso.

Quais são as habilidades mais importantes para um empreendedor de sucesso?
Além das óbvias capacidades técnicas de marketing e vendas, para mim empreender tem muito a ver com ambição, persistência e tenacidade. Conduzir uma start-up é brutalmente difícil. Adoro lembrar que 90% das start-ups criadas para serem grandes vão falhar, mesmo se considerarmos mercados avançados como o dos EUA. Então, a chave para o sucesso é a paixão por fazer alguma coisa importante, uma força de vontade de trabalhar sem esmorecer para fazer as coisas acontecerem. Isso geralmente se traduz em 80 a 100 horas de trabalho semanal por pelo menos três anos, se não forem cinco ou mais.

Como avalia o cenário para novas start-ups brasileiras?
O mercado brasileiro é difícil. Investidores querendo assumir o alto risco de negócios iniciantes são muito difíceis de encontrar. Há muito talento e muita ambição aqui, mas engenheiros visionários, que aprendem sobre temas como big data [análise de grandes volumes de informação] e outras tecnologias avançadas são, infelizmente, poucos.
A burocracia governamental adiciona uma outra dimensão de desafios.
Eu espero que o mercado amadureça e tendo a acreditar que ele irá, baseando-me nos muitos empreendedores talentosos e ambiciosos que conheci no país.

 

Publicidade

 
Busca

Busque produtos e serviços


pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag