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29/03/2015 - 02h00

Modelo de negócios 'marketplace' atrai plataformas de beleza e tecnologia

DE SÃO PAULO

Para quem teve um compromisso desmarcado de última hora e quer encaixar na agenda uma ida ao cabeleireiro, o site Vaniday pode ajudar. Na plataforma o usuário pode buscar por uma grande gama de serviços de beleza e bem-estar, como maquiador, massagista ou professor de pilates, e agendar uma ida ao local ou um atendimento a domicílio.

É possível filtrar a busca por preço, proximidade do local, recomendações de usuários ou horário disponível. Lançado neste domingo (29), o Vaniday já conta com mais de mil profissionais cadastrados que, por enquanto, estão mais concentrados na cidade de São Paulo, afirma Cristiano Soares, 31, cofundador.

Moacyr Lopes Junior/Folhapress
Cristiano Soares, cofundador da Vaniday, um marketplace para ajudar as pessoas a a encontrarem profissionais de beleza
Cristiano Soares, cofundador da Vaniday, um marketplace para ajudar as pessoas a a encontrarem profissionais de beleza

O cadastro pode ser feito gratuitamente pelos profissionais, que podem criar um portfólio com fotos de seus trabalhos. No entanto, a ferramenta cobra uma comissão pelos serviços agendados, que varia de 10% a 20%, diz Soares.

Ele também conta que, nas próximas semanas, deve disponibilizar os aplicativos para iOs e Android e a opção de pagamento diretamente pela plataforma, com cartão de crédito.

"Nosso objetivo é facilitar a vida dos clientes e dos profissionais", afirma Soares.

LUGAR DE NEGÓCIOS

A plataforma é um "marketplace" (lugar de negócios), isto é, uma ferramenta que põe em contato clientes e prestadores de serviço, e cobra uma porcentagem pelos serviços realizados.

Empresas de outros setores também seguem esse modelo, como a Encontre um Nerd, que reúne profissionais de assistência técnica de computadores, smartphones e outros eletrônicos.

Entretanto, Bruno Ramos, 26, cofundador, afirma que que os clientes podem encontrar ajuda "nerd" para outras questões ligadas à tecnologia. "Já tivemos clientes que contrataram um nerd para ir a uma loja e ajudar a escolher um smartphone, para instalar uma AppleTV e até para jogar videogame", ele diz.

Ele explica que, mesmo que o usuário não encontre a solução para seu problema na lista de serviços pré-definidos, ele pode fazer uma busca e esperar até que em nerd se ofereça para fazer o trabalho.

"Queremos ser uma assistência tecnológica, com atuação mais ampla", Ramos diz. Para garantir a segurança, antecedentes criminais e recomendações são verificados antes da liberação da atuação dos profissionais.

No site, é possível agendar o serviço, já com preço definido, e pagar depois da realização por meio de boleto bancário ou cartão de crédito. A empresa fica com 20% do valor pago. Ramos diz: "Queremos terminar o ano de 2015 com 10 mil nerds cadastrados no site e tendo movimentado R$ 1 milhão".

Fundado em outubro de 2014 e presente em 97 cidades, o negócio fez circular cerca R$ 20 mil no mês de março, segundo Ramos.

Em abril, será lançada uma nova versão do site, com funcionalidades como um chat direto entre clientes e profissionais.

VISÃO DO ESPECIALISTA
Eduardo Tegeler, gestor de operações do Instituto Embelleze

FACILITADOR
É uma oportunidade para divulgar o trabalho e facilita o preenchimento de horários ociosos, porque o processo fica mais rápido.

POR FORA
O plano de negócios deve considerar a possibilidade de que, após um primeiro atendimento, os serviços seguintes sejam contratados diretamente, fora da plataforma. É preciso ter funcionalidades que retenham os usuários e garantam capilaridade.

Colaborou GABRIELA STOCCO, de São Paulo.

 

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