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12/04/2015 - 02h00

Empresas facilitam negócio entre transportadoras e embarcadores

FERNANDA PERRIN
DE SÃO PAULO

Atualizado em 20/04/2015 às 17h30.

Como nem tudo pode ser enviado por e-mail -pelo menos por enquanto-, empresas de tecnologia apostam em ferramentas virtuais para organizar o contato entre transportadoras e embarcadores.

O aplicativo Zummm, lançado em março, foi desenvolvido para ajudar caminhoneiros a encontrar cargas para serem transportadas do interior para os centros urbanos.
Por ser o contrafluxo da movimentação de mercadorias, é comum caminhões retornarem vazios.

Danilo Verpa/Folhapress
Rodrigo Palos é presidente da Cargo BR, empresa que faz a integração on-line entre lançamento da carga e transportadoras
Rodrigo Palos é presidente da Cargo BR, empresa que faz a integração on-line entre lançamento da carga e transportadoras

No app, os embarcadores anunciam as cargas, definindo o tipo de caminhão necessário, e o valor. Um caminhoneiro que se encaixe no anúncio declara seu interesse. O Zummm confirma as informações e os coloca em contato.

"Eu não preciso nem falar onde eu estou, o app me localiza e já me disponibiliza o que tem no mercado", diz o caminhoneiro goiano Walterlynce Vicente.

Para ele, a maior vantagem é a eliminação do agenciador, que faz a conexão entre caminhoneiro e embarcador.

O Zummm ainda não cobra pelo serviço, mas pretende ficar com 1% do valor do frete pago ao caminhoneiro.

SEGURO

Já a CargoBR não trabalha diretamente com caminhoneiros autônomos, mas com transportadoras, que possuem seguro da carga. "Se nós contratássemos o autônomo, nós teríamos que assumir todo o risco [da carga].

Nós optamos pelo gerenciamento só das informações", afirma Rodrigo Palos, um dos fundadores da empresa.

A CargoBR desenvolveu uma plataforma web em que transportadores podem cadastrar suas cargas e ver uma cotação em tempo real do frete. Ao contratar um transporte, a empresa se encarrega de fazê-lo chegar ao seu destino.

A receita vem de uma taxa entre 10% e 15% sobre o valor do frete, pago pelo embarcador. Em 2014, a empresa faturou R$ 2 milhões e pretende chegar a R$ 10 milhões no final deste ano. Atualmente, trabalha com 5.000 clientes e 700 transportadoras.

Além de se encarregar do transporte, a empresa também assessora gratuitamente os embarcadores para melhorar os processos de embalagem e estocagem das mercadorias antes do transporte.

 

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