Publicidade
14/04/2015 - 06h00

MercadoLivre adquire KPL, empresa de gestão de e-commerce

DE SÃO PAULO

O MercadoLivre anunciou a aquisição por R$ 50 milhões da KPL, empresa especializada na gestão de comércio eletrônico que tem entre seus clientes Arezzo, Decathlon e Leroy Merlin.

A KPL trabalha com o chamado "ERP", sistema que integra e gerencia os processos de pagamento e entrega de uma mercadoria comprada pela internet, abrangendo desde a verificação antifraude ao rastreamento da encomenda.

No curto prazo, a KPL deve desenvolver um ERP voltado para para pequenas e médias empresas. Para que o software seja acessível para esse público, a ideia é disponibilizá-lo em nuvem –um sistema de assinaturas permite sua utilização.

"A KPL vem somar essa expertise, que não existe nas unidades de negócio do MercadoLivre hoje", afirma Fabiano Silva, um dos sócio fundadores da KPL. A princípio, ele e Anderson Duarte, o outro sócio-fundador da empresa, gerenciarão a KPL de forma independente.

"Com o ERP, [ vendedor do MercadoLivre hoje que não adota um ERP] vai vender mais a um custo operacional menor, com uma operação menos suscetível a erros", diz Helisson Lemos, diretor geral da empresa.

Para Lemos, a aquisição da KPL é uma forma de disseminar a ferramenta no mercado de comércio virtual brasileiro. Ele justifica a expectativa com o exemplo do MercadoEnvios, braço do MercadoLivre que, em parceria com os Correios, é especializado em serviços de entrega. Criado no início de 2013, ele é utilizado por mais de 300 mil vendedores, segundo Lemos.

Ainda não há previsão, contudo, do início da comercialização ou estimativa do valor da assinatura para utilizar a nova versão do ERP, a ser desenvolvida pela KPL.

Com a aquisição da empresa, o MercadoLivre inclui sob seu guarda-chuva uma empresa especializada na logística por trás do comércio virtual, complementando as outras unidades da empresa –MercadoPago, MercadoEnvios, MercadoShops e MercadoLivre Publicidade.

 

Publicidade

 
Busca

Busque produtos e serviços


pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag