Publicidade
19/04/2015 - 01h13

Procurar setor com que tenha afinidade é crucial para abrir negócio, diz empresária

DE SÃO PAULO

"Quem decide deixar o emprego para empreender deve buscar um setor com que tenha afinidade, pois assim todo o processo é mais fácil e rápido", afirma Vanessa de Oliveira, criadora da Mídia Pane, uma empresa de publicidade em sacos de pão.

Sua motivação para deixar o emprego foi ter mais tempo para se dedicar à maternidade e, afirma, ter esse objetivo claro ajudou-a a ter mais persistência.

Veja abaixo dicas de Oliveira para quem quer deixar o emprego para empreender:

Zé Carlos Barretta/Divulgação
Vanessa de Oliveira, criadora da Midia Pane, deixou o emprego para abrir o negócio
Vanessa de Oliveira, criadora da Midia Pane, deixou o emprego para abrir o negócio

NÃO DESISTA

Entenda o motivo pelo qual você quer abrir um negócio: você sente necessidade de criar algo diferente ou se está insatisfeito com sua empresa atual? Todas as razões são válidas, mas estabelecer um motivo forte ajuda a não desanimar.

AMO MEU TRABALHO

Busque um negócio com o qual você tenha afinidade e, de certa forma, conhecimento. Vale escolher uma área correlata a sua profissão ou algo que você goste. A experiência vem com o tempo, mas ter alguns conhecimentos prévios facilita.

SIGA O MODELO

Caso queira empreender em um setor que você desconhece, optar por uma franquia é uma boa ideia, porque você terá o suporte do franqueador e o modelo de negócios foi testado.

OPOSTOS SE ATRAEM

Ao procurar um sócio, pense em alguém que tenha um perfil complementar ao seu. Talvez ele não seja um investidor, mas alguém com uma função-chave na empresa. Você pode cuidar das finanças e, o outro, do marketing, por exemplo. Assim, vocês estão mais preparados e ainda evitam o custo de uma contratação logo no início.

OUÇA SUA INTUIÇÃO

Traçar um plano de negócios, encomendar estudos sobre seu público alvo e contar com ajuda de uma consultoria certamente tornam o processo mais fácil. Mas se tudo isso não cabe no seu orçamento, não deve ser um impedimento para começar seu negócio. Se você conhece a área e se prepara, é possível seguir sua intuição.

Além disso, se seu negócio tem origem de um desejo pessoal, sua preparação com leituras e pesquisas pode ser mais apropriada que uma consultoria.

 

Publicidade

 
Busca

Busque produtos e serviços


pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag