Publicidade
29/04/2015 - 15h55

Conheça a broga, a ioga exclusiva para homens

DORENE INTERNICOLA
DA REUTERS

Os homens que querem os benefícios da ioga, mas ficam tímidos em dividir a experiência das poses em uma sala cheia de mulheres estão apelando para o Broga, uma versão da prática de 3 mil anos que mistura posições corporais e respiração.

Broga foca no exercício físico, mais do que no lado espiritual e prefere força à flexibilidade. Especialistas dizem que uma aula dessa nova modalidade febre nos Estados Unidos liberta os homens interessados em fortalecer os músculos da música com sons da natureza ou invocações a deuses hindus. Ajuda também aqueles que se sentem ineptos perto de uma mulher enrolada como um pretzel.

Veja uma aula de broga

"Eu me considero um cara atlético, mas nunca fui flexível e não gosto nem de pensar na vergonha que passaria diante de um grupo de mulheres", disse o analista financeiro e adepto da Broga, Eric Wright, 22, de San Jose, Califórnia.

Wright e seus colegas usam o serviço de streaming de vídeo Grokker para praticar. "Nas quartas, nós temos um horário marcado para Broga e entre cinco a oito pessoas vão se juntar a mim", disse.

Reprodução/booyafitness.com
Uma aula de broga, a ioga focada para homens 'onde não há problema se você não encosta a mão no pé
Uma aula de broga, a ioga focada para homens 'onde não há problema se você não encosta a mão no pé'

A CEO e fundadora da Grokker Lorna Borenstein disse que mais homens estão adicionando a ioga a rotinas de exercício como uma das etapas do crosstraining para flexibilidade e para melhorar o tempo de recuperação.

"Os homens chegaram um pouco atrasados para a festa", disse. "Mas estamos vendo mais homens dispostos a fazer ioga algumas vezes por semana", disse.

O instrutor de ioga Robert Sidoti, da luxuosa Martha's Vineyard, em Massachusetts, é criador e cofundador da marca Broga Yoga, que até agora treinou 200 instrutores da modalidade em ao menos 22 Estados americanos.

Sidoti disse ter ensinado sua primeira aula de Broga em 2009.

"Muitos caras estão dizendo: 'eu não consigo tocar meus joelhos, muito menos meus dedões. Eu nunca iria numa aula majoritariamente de mulheres e fazer coisas nas quais não sou boa'", disse Sidoti, que elabora suas sequências com o corpo masculino em mente.

"Nós raramente usamos posição que exigem se inclinar muito para frente, girar ou dobrar", disse o instrutor, acrescentando que a aula inclui uma sequência de treinamento intenso.

A conversa motivadora também é focada na anatomia masculina. "Não é tanto sobre sentir o seu coração quanto o alongamento do músculo do peito", explica Sidoti.

Jessica Matthews, conselheira sênior de educação da área de saúde e fitness do Conselho Americano de Exercício, diz que a maioria dos homens tende a ver a ioga como um exercício, em vez de uma prática espiritual.

"Eles celebram o físico", disse Matthews, que é professora de ioga.

Wright diz que o Broga melhorou sua flexibilidade. "Há quatro meses eu não conseguia tocar meus dedos dos pés e hoje eu quase consigo por a palma da mão no chão", comemora.

 

Publicidade

 
Busca

Busque produtos e serviços


pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag