Publicidade
28/04/2015 - 11h34

Turismo de negócios cresce, mas companhias aéreas e hotéis faturam menos

DO VALOR

As atividades ligadas ao turismo de negócios –viagens aéreas, diárias de hotelaria, locação de veículos e eventos– apresentaram no primeiro trimestre deste ano crescimento de 2,9% em comparação a igual período de 2014, segundo levantamento divulgado nesta segunda-feira pela Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp).

O setor gerou vendas de R$ 3,4 bilhões entre janeiro e março. Segundo a Abracorp, a variação positiva foi pequena porque, no ano passado, em razão da Copa do Mundo de 2014, as vendas setoriais foram antecipadas para o primeiro trimestre, quando houve crescimento de 18%, recorde da série histórica da pesquisa.

Em termos de volumes de vendas, os R$ 3,4 bilhões gerados principalmente pelo turismo corporativo entre janeiro e março deste ano foram compostos por 41,3% em venda de passagens aéreas, em 29,7% por voos domésticos, mais 17,7% de diárias na hotelaria nacional.

Apu Gomes-24.dez.2013/Folhapress
Movimento de passageiros na véspera do feriado de Natal, no Aeroporto de Congonhas; ano de 2014 foi fraco para turismo de negócios
Movimento de passageiros na véspera de Natal, no Aeroporto de Congonhas; ano de 2014 foi fraco para turismo de negócios

O segmento aéreo doméstico teve retração no primeiro trimestre deste ano ante 2014, ao registrar retração de 0,3% em vendas, que somaram R$ 1,38 bilhão. A TAM vendeu 6,6% menos em bilhetes para viagens corporativas, a Gol teve queda de 0,7%, enquanto Avianca cresceu 1,5% e Azul ganhou 9,7%.

Já no levantamento que considera a quantidade de bilhetes emitidos, o setor aéreo apresentou alta de 9% no primeiro trimestre. A Gol liderou o market share da Abracorp em emissão de bilhetes, com 31,3%, enquanto a TAM ficou à frente na performance em vendas, com 32%, seguida de perto pela Gol (30,4%) e Azul (26,6%).

Como as vendas caíram, mas o número de passagens aumentou, as tarifas aplicadas apresentaram queda de 8,5% entre janeiro e março, registrando o valor médio de R$ 544,00. A hotelaria nacional teve desempenho ainda pior, com retração de 31,5%, acumulando 2,1 milhões de diárias, puxadas sobretudo pelos hotéis independentes, que perderam 33,4%.

De um modo geral, com a movimentação em vendas totalizando R$ 483,9 milhões, a diária média Abracorp caiu 31,5% no primeiro trimestre de 2015, para em R$ 230.

De acordo a Abracorp, o segmento de locação de automóveis no Brasil teve crescimento de diárias de 1,1% no período. Mas, em termos de vendas, o setor registrou queda de 29,2%, resultado de 345,9 mil locações nacionais de automóveis e R$ 42,62 milhões em diárias comercializadas. Na categoria eventos e serviços, também houve queda geral de 15,2% nas vendas.

 

Publicidade

 
Busca

Busque produtos e serviços


pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag