Publicidade
03/05/2015 - 02h00

Estoque pequeno ajuda empresa a manter o caixa no azul; veja outras dicas

DE SÃO PAULO

"Para administrar seu fluxo de caixa, é importante saber qual seu capital de giro, que compreende o dinheiro em caixa, contas a receber, estoques e mercadorias", afirma Letícia Menegon, coordenadora da Incubadora de Negócios ESPM. Assim você pode controlar melhor seu estoque e observar como é possível diminuir os custos fixos da empresa, ela diz.

Divulgação
Letícia Menegon, coordenadora da Incubadora de Negócios da ESPM
Letícia Menegon, coordenadora da Incubadora de Negócios da ESPM

ESTOQUE CARO

O ideal é ter um estoque pequeno, para não deixar uma grande quantidade de dinheiro parada. Manter um estoque custa caro para o empreendedor: há gastos com o aluguel ou compra do espaço físico, contas de energia e funcionários para contar os produtos, mas algumas mercadorias ainda exigem refrigeração, seguro contra roubo e incêndio e cuidado maior com a limpeza. Quanto maior o estoque mais dinheiro parado e maiores os custos.

CORTE DE CUSTOS

Em qualquer fase, a empresa deve operar com baixos custos fixos. Tente se obrigar a reduzir em 10 ou 15% os custos mensais. Se você tem funcionários com horas ociosas durante o dia, uma opção é dar um aumento para que um se torne mais produtivo e dispensar o outro.

Além disso, faça uma pesquisa do preço de fornecedores para verificar se é preciso rever seus contratos.

FUJA DOS BANCOS

Muitos empreendedores tomam empréstimos de para pagar dívidas anteriores, mas os juros bancários são extremamente altos. Tente renegociar a dívida diretamente com seu fornecedor. Isso é vantajoso para ambos os lados, já que as empresas preferem receber em condições negociadas a levar calote.

COMPRE À VISTA

Se tiver dinheiro em caixa disponível, compre à vista e negocie um desconto, que pode chegar a 10 ou 15%. Esse percentual é mais vantajoso até do que investir o dinheiro no mercado financeiro, em CDB e CDI, por exemplo.

ANDE NA LINHA

Muitos empreendedores acham que pagar impostos da forma correta vai quebra a empresa. No entanto, é mais prejudicial estar sujeito a problemas com o fisco e multa altíssimas.

Questões trabalhistas também devem ser respeitadas, pois, em caso de ação judicial, o custo com advogados e multas será muito maior.

 

Publicidade

 
Busca

Busque produtos e serviços


pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag