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07/05/2015 - 15h03

Dunkin' Donuts volta ao país com cardápio abrasileirado e foco em Goiás

DE SÃO PAULO

A rede americana Dunkin' Donuts volta ao Brasil depois de dez anos. No sábado (09/05), a empresa vai inaugurar a primeira loja no país, em Brasília. Ainda em maio, um quiosque será aberto no ParkShopping, também localizado na capital federal.

Em 2005, a rede finalizou as operações no país. O donut (rosquinha), carro-chefe da marca, não fez sucesso entre os brasileiros. Com o retorno, a aposta é dar uma cara mais de cafeteria para o negócio, oferecendo opções típicas do cardápio nacional, como pães de queijo e lanches.

Outra mudança é a "tropicalização" dos donuts, nos sabores doce de leite, coco, maracujá e leite condensado (entre R$ 5 e R$ 7 cada). O café será vendido em duas versões: uma mais forte, conforme o gosto brasileiro, e uma maior e mais fraca, seguindo o modelo americano. O copo de 300 ml de café com leite sairá por R$ 5,20.

Divulgação
Caixa de donuts, carro-chefe da marca
Caixa de donuts, carro-chefe da marca

De acordo com Leandro Oliva, do Grupo OLH, que representa a Dunkin' Donuts no Brasil, a passagem anterior da rede pelo Brasil não foi "de verdade" porque não havia um interesse real no mercado brasileiro. "Um master franqueado de São Paulo tinha o licenciamento da marca, então ele montava a loja como queria, o produto não tinha um padrão de qualidade", diz.

Nos últimos anos, a empresa começou a mirar mercados fora dos Estados Unidos. Além do Brasil, a Dunkin' Donuts planeja abrir mais de mil lojas na China este ano.

Para se diferenciar da concorrência –capitaneada pela Starbucks–, as lojas vão permitir a customização dos cafés sem cobrança. Acrescentar leite ao café ou chá, por exemplo, sairá de graça. A rede aposta também em um cardápio de café da manhã mais robusto que o oferecido por outras cafeterias e na velocidade do atendimento.

"Nós nos diferenciamos da concorrência pelo menu, o valor e qualidade dos nossos produtos, e pela velocidade. Um dos principais componentes da nossa marca é a rapidez do serviço", diz Scott Murphy, vice-presidente internacional da Dunkin' Donuts.

Anindito Mukherjee/Reuters
Loja da rede Dunkin' Donuts em Nova Déli, na Índia; estratégia da empresa é se expandir para fora dos Estados Unidos
Loja da rede Dunkin' Donuts em Nova Déli, na Índia; estratégia da empresa é se expandir para fora dos Estados Unidos

O público alvo da empresa, em um primeiro momento, são as classes A e B, mas o objetivo é chegar à classe C reduzindo os preços ao longo do tempo, diz Oliva.

A expectativa para o Brasil é mais tímida. Aqui, o plano é abrir 65 lojas ao longo dos próximos cinco anos, todas no centro-oeste, principalmente em Goiás e no Distrito Federal. O plano é permitir o franqueamento da marca por volta de julho de 2016. De acordo com Oliva, já há uma lista de 300 interessados brasileiros.

A Dunkin' Donuts opera em 36 países, em uma rede de mais de 11.300 lojas.

 

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