Publicidade
10/05/2015 - 02h00

Para criar e gerenciar sua marca é preciso encontrar algo que o diferencie

DE SÃO PAULO

O branding, ou criação e gestão de marcas, é um processo muito importante para empreendedores. Segundo Marcos Bedendo, autor do livro Branding para Empreendedores e professor da ESPM, os pequenos empresários tendem a pensar que criar uma marca se limita ao nome e logotipo. No entanto, o foco do branding é definir o significado do negócio e influenciar a maneira como o público percebe a empresa.

Veja abaixo dicas para fazer o branding de sua empresa:

Divulgação
Marcos Bedendo, professor da ESPM e autor do livro Branding para Empreendedores
Marcos Bedendo, professor da ESPM e autor do livro Branding para Empreendedores

CINCO SENTIDOS

Procure entender a razão pela qual quer empreender. Normalmente, esse é o propósito do negócio e vai ajudá-lo a criar a marca, ou seja, saber como deseja que ela seja percebida pelo público, que sensações quer provocar e desenvolver os produtos.

Mesmo que queira abrir um negócio por razões financeiras, o empresário costuma escolher um setor porque tem algum tipo de relação pessoal, e esse deve ser seu diferencial.

PONTOS DE CONTATO

Quando souber a cara da sua marca, é hora de posicioná-la da maneira correta no mercado. Todo o contato com seus clientes, da ambientação ao treinamento dos funcionários, deve ser pensado para criar a sensação correta.

Um e-commerce é para quem quer praticidade, já o setor de luxo pede tratamento personalizado.

Quando há boa gestão desses elementos, você garante que a sensação que deseja será provocada.

Todo o contato com seus clientes, da ambientação aos funcionários, deve ser pensado para criar a sensação correta. Um e-commerce é para quem quer praticidade, já o setor de luxo pede tratamento personalizado

OUSADIA

Para uma marca nova se destacar em mercados competitivos, é preciso ser ousado em algum ponto: produto, comunicação, promoções.

Para entrar no radar do público, ofereça algo melhor ou diferente do que as empresas consolidadas, como um relacionamento mais próximo dos clientes.

Aproveite o início para fazer testes, pois empresas líderes de mercado não podem ser ousadas e correr o risco de perder sua grande base de consumidores.

ALVO ÚNICO

A definição do público-alvo é essencial, e o empreendedor deve restringir o tipo de pessoa para o qual quer vender. Isso não significa diminuir o potencial de consumo, mas criar uma oferta mais clara para aqueles que poderiam se interessar.

Lembre-se: se seu público-alvo é todo mundo, não é ninguém. Um grupo amplo tem interesses diversos e isso dificulta oferecer um serviço que os atraia.

Colaborou GABRIELA STOCCO

 

Publicidade

 
Busca

Busque produtos e serviços


pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag