Publicidade
10/05/2015 - 04h00

Para autor, existe maneira certa de imitar

FERNANDA PERRIN
DE SÃO PAULO

Imitar por imitar não é suficiente para ter sucesso, diz Oded Shenkar, autor de "Copycats - Melhor que o Original". Para o professor da Universidade de Ohio, o imitador de sucesso é aquele que vê um potencial que o criador não enxergou, aprimorando a ideia original.

Mesmo para quem quer inovar, imitar processos existentes é uma estratégia inteligente porque poupa tempo e dinheiro. "Você não inova a não ser que domine esse conhecimento básico."

O aplicativo 99Taxis, para chamar táxis por smartphone, foi inspirado em apps estrangeiros. A cópia, contudo, foi apenas do conceito: a tecnologia por trás teve que ser desenvolvida no Brasil.

Paulo Veras, CEO da empresa, diz que houve uma etapa de estudos dos modelos já existentes, identificando os pontos fortes e fracos de cada e como eles poderiam ser adaptados ao cenário local.

"Na Alemanha, por exemplo, todo mundo tinha na época smartphone com plano de internet. Já no Brasil, poucos taxistas tinham, além da qualidade da internet aqui ser pior do que na Europa", diz. A empresa precisou criar um app que dependesse menos da internet do celular, sobretudo para pagamentos.

"Bons imitadores não esperam, eles vão ativamente atrás de novas ideias e as copiam de modo melhor e mais barato", diz Shenkar.

Segundo ele, imitadores são capazes de reduzir custos porque fazem uma versão aprimorada baseada na reação do mercado, enquanto os criadores da ideia continuam investindo na original.

 

Publicidade

 
Busca

Busque produtos e serviços


pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag