Publicidade
17/05/2015 - 02h00

Lucro líquido é principal fator para escolher ponto comercial

DE SÃO PAULO

A escolha de um ponto comercial deve levar em conta a melhor relação custo-benefício, diz André Friedheim, diretor internacional da Associação Brasileira de Franchising e sócio da empresa de franquemento Francap.

Ele explica que é essencial analisar custos e o tempo de retorno do capital investido. Não adianta receber muitos clientes, mas ver o lucro sumir com reformas e aluguel.

Divulgação
André Friedheim, diretor internacional da Associação Brasileira de Franchising
André Friedheim, diretor internacional da Associação Brasileira de Franchising

Veja abaixo outras dicas para escolher um ponto comercial para seu negócio:

CLIENTES

Observe se há demanda no local, e se o perfil sócio-econômico e hábitos de consumo são adequado ao seu produto.

Empresas de geomarketing ou franqueadores, no caso de franquias, podem ajudar.

VIZINHOS

Se houver uma concorrência instalada na mesma região, essa não é uma boa opção.

Além disso, há áreas de repelência e de atratividade. Um restaurante não vai bem ao lado de uma oficina mecânica, mas pode aproveitar o fluxo de pessoas ao se posicionar próximo a uma escola.

VAI PRA RUA

Ao escolher um ponto fora de centros comerciais, certifique-se de que há fácil acesso para clientes e funcionários, estacionamento, boa visualização da fachada -sem pontos de ônibus ou árvores em frente- e a legislação permite comércio na região. Há cidades, como o Rio de Janeiro, em que o comércio de rua é tradicional e funciona bem.

FICA NO SHOPPING

As vantagens são segurança, estacionamento e conhecer seu público, e não ser afetado com fatores como chuva e obras no entorno, mas os custos são muito altos. Nesse caso, faça as contas e veja se os custos são compatíveis com seu faturamento esperado.

Lembre que, na rua, você pode precisar de segurança privada.

CADA UM NO SEU QUADRADO

Se seu negócio está no setor de compras programadas, em que o consumidor sai de casa especialmente para essa compra, como móveis, carros, vestidos de noiva, as ruas ou regiões temáticas, com diversas lojas do mesmo setor, podem ser vantajosas.

Há concorrência, mas seus clientes sabem exatamente onde encontrá-lo.

Colaborou GABRIELA STOCCO

 

Publicidade

 
Busca

Busque produtos e serviços


pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag