Publicidade
23/08/2015 - 02h00

Veja dicas para fazer o marketing digital de pequenas e médias empresas

DE SÃO PAULO

O marketing digital pode ser uma alternativa eficaz e barata para aumentar as vendas de pequenas e médias empresas.

"Há muitas ferramentas que podem ajudar o pequeno empreendedor a fazer marketing na internet, e muitas delas são gratuitas. Nesse caso, o resultado vai depender mais do engajamento do empresário do que das ferramentas", diz Vinicius Mota, diretor de display e social media da agência de marketing digital ESV Digital.

Mota ainda afirma que é importante reservar uma verba para essa atividade, mas diz que com um investimento de R$ 100 mensais já é possível fazer bons resultados para o negócio.

Veja abaixo as dicas Vinicius Mota para fazer marketing digital de pequenas e médias empresas:

1) Redes sociais

Normalmente, a criação de uma página em uma rede social, principalmente no Facebook, é o primeiro passo do empreendedor que deseja fazer marketing digital.

Ele usará a página para fazer propaganda dos produtos, mas é preciso dar algo em troca para os seguidores, oferecendo conteúdo que se relacione com sua marca. Se você vende alimentos, pode dar dicas de receitas, por exemplo. Se não houver interação do público com suas postagens, elas serão silenciados pelo o Facebook e aparecerão cada vez menos no feed de notícias dos usuários.

Não é preciso ter contas em todas as redes: concentre seu esforço na que traz mais retorno. Há ferramentas que transferem automaticamente conteúdo de uma rede para outra e permitem programar as postagens, como Hotsuite ou Buffer.

Robert Galbraith - 30.abr.14/Reuters
O presidente-executivo do Facebook, Mark Zuckerberg, durante evento da empresa em San Francisco
O presidente-executivo do Facebook, Mark Zuckerberg, durante evento da empresa em San Francisco

Linguagem

O ideal é criar um "personagem" para estabelecer uma unidade no estilo de comunicação e vocabulário que será usado nas postagens e na interação com as pessoas. Isso é especialmente importante quando mais de um funcionário cuida das redes sociais. Se você quer falar com crianças, pode ter um estilo mais parecido com o que uma mãe usaria, por exemplo.

Frequência

Não há uma regra para determinar a frequência de postagem, pois isso depende do engajamento do seu público. Se você postar muito, o Facebook pode omitir parte do conteúdo que você publica.

Crie um calendário para planejar as postagens e comece publicando uma vez por semana para testar em qual dia da semana há melhor retorno em relação ao número de curtidas, comentários e compartilhamentos. Produtos relacionados a turismo, por exemplo, funcionam bem às sextas-feiras.

A rede social é uma via de mão dupla. Se receber um comentário negativo, não o apague, mas o responda rapidamente e de maneira educada.

Anúncio patrocinado

Os conteúdos patrocinados no Facebook têm um custo relativamente baixo e um bom alcance. Se uma página tem até 200 curtidas, o conteúdo deve chegar ao feed de notícias de até 50% das pessoas que a curtiram. Em uma página maior, o conteúdo patrocinado atinge de 5% a 10% do público.

Uma pessoa física pode fazer pagamentos a partir de R$ 5 para publicidade no Facebook, que calcula quantas pessoas serão atingidas.

Quando o negócio crescer, é possível contratar profissionais de gerenciamento de mídias sociais, que terão estratégias mais sofisticadas.

2) E-mail

O e-mail é uma estratégia de divulgação barata e pode ser usada para enviar newsletters semanais ou de boas vindas.

O MailChimp é uma ferramenta que facilita o envio em massa de mensagens. O plano gratuito é adequado para os que tem até 2.000 contatos.

Quem faz propaganda por e-mail precisa pensar em conteúdos interessantes e que façam as pessoas abrirem as mensagens, e não se voltar exclusivamente para vendas. Isso é necessário pois, caso elas boa parte delas não seja lida, seu endereço pode ser reconhecido como um enviador de spam pelos servidores de e-mail.

THINKSTOCK
Se enviar muitas mensagens, ou se elas não forem lidas frequentemente, sua conta pode ser identificada como spam
Se enviar muitas mensagens, ou se elas não forem lidas frequentemente, sua conta pode ser identificada como spam

3) Site

Quem quer ter um site, mas não sabe como programá-lo, pode usar o Wix, uma plataforma de construção e edição de sites com muitas opções de layouts (desenhos de sites) prontos.

Há uma versão gratuita em que o endereço do site aparece com o ".wix", mas é possível pagar por um domínio personalizado.

Em um pacote pago, você pode criar um e-commerce integrado a um sistema de pagamento.

Há outras empresas que oferecem serviços similares de hospedagem e domínio para sites, como Uol, Locaweb e GoDaddy.

Conteúdo

Para fazer um site, você também precisará de um sistema de gerenciamento de conteúdo (em inglês, content management systems).

O mais famoso deles é o Wordpress. A vantagem de usá-lo é que é gratuito e há vários programadores especialistas nele no Brasil. Além disso, a interface é amigável e o código é aberto, o que facilita a customização.

O Wordpress também tem muitas ferramentas prontas que você pode adicionar facilmente ao site, como o botão para compartilhamento no Facebook.

Responsivo

Um site responsivo é aquele que se adapta para ser melhor visualizado em qualquer dispositivo, como smartphones e tablets, mudando o tamanho das imagens e a disposição dos textos.

Esse tipo de site tende a ganhar força com a expansão da navegação na internet via dispositivos móveis. Além disso, no início do ano o Google informou que dará preferência aos sites responsivos nos resultados das pesquisas feitas em seu buscador.

O Wix é automaticamente responsivo. O Wordpress também permite criar um site adaptável a dispositivos móveis, mas é preciso customizá-lo.

Robert Galbraith -5.jun.10/Reuters
Google passou a priorizar sites adaptados a dispositivos móveis em suas buscas
Google passou a priorizar sites adaptados a dispositivos móveis em suas buscas

Layout

Lembre-se da máxima "menos é mais". Pense na mensagem que deseja passar e escolha o layout (desenho e disposição de elementos no site) mais simples possível, mostrando poucas informações em cada página.

Profissionais especializados em melhorar a experiência dos usuários desenvolvem sites em que é preciso dar o menor número possível de cliques para encontrar a informação procurada.

 

Publicidade

 
Busca

Busque produtos e serviços


pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag