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30/08/2015 - 02h00

Ter bons parceiros é crucial para exportar marca, diz especialista

DE SÃO PAULO
GABRIELA STOCCO

Levar sua empresa para outros países exige não apenas o conhecimento do mercado, mas bons parceiros que ajudem na operação, diz Stephen Caldeira, presidente da Associação Internacional de Franquias (IFA).

Caldeira defende que internacionalizar a marca não é apenas para grandes redes, mas é importante pesquisar bem o mercado e investir em treinamento para garantir a qualidade do produto em qualquer país.

Moacyr Lopes Junior/Folhapress
Stephen Caldeira em feira de negócios em São Paulo
Stephen Caldeira em feira de negócios em São Paulo

Leia trechos da entrevista concedida à Folha.

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Folha - Qual o primeiro passo para uma rede que quer operar em outros países?
Stephen Caldeira - Quando uma empresa estrangeira vem para o Brasil, ela deve pesquisar o mercado para saber se o segmento oferece uma oportunidade real.
Um ponto crítico dessa operação são os parceiros, sejam investidores ou master franqueados [quem detém o direito de subfranquear a marca no país].Tudo isso envolve pesquisa e se certificar de que você tem a marca certa, no momento certo, com os parceiros certos.

Como encontrar esses parceiros em outro país?
Em primeiro lugar, se sou uma empresa brasileira indo para os EUA, preciso saber quais companhias brasileiras atuam lá. Conhecer alguém que trabalha em uma dessas companhias e entende esse novo mercado pode ser o primeiro passo. As associações de franquias também podem ajudar a fazer contatos.

Como redes internacionais podem manter seus valores em países diferentes?
O importante é ter uma rede de fornecedores confiável e treinamento para garantir o cumprimento dos padrões da marca. Alguns produtos podem variar entre os países, como no McDonald's ou no KFC, mas é preciso ter certeza que os consumidores encontrem a mesma qualidade, seja em Chicago ou São Paulo.

Uma marca ainda pequena pode exportar franquias?
Você não precisa esperar chegar a 400 unidades para expandir. A rede Elevation Buguer tem 36 unidades nos EUA e está expandindo para o Oriente Médio. Eles são pequenos, mas viram uma oportunidade para se diferenciarem na região. Você não precisa ser gigante para pensar em expandir, você precisa ser esperto, pesquisar, ter uma boa marca e bons parceiros.

 

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