Publicidade
30/08/2015 - 02h00

Ao aumentar preços, observe margens de lucro da concorrência; veja dicas

GABRIELA STOCCO
DE SÃO PAULO

"O pequeno empresário tende a achar que sua marca é forte o suficiente para suportar preços mais altos, mas nem sempre isso é real", diz Romulo Pinheiro, sócio da consultoria Falconi.

Ele destaca que, antes de aumentar o custo para o consumidor, é preciso avaliar outras medidas para fechar as contas do negócio, como cortar gastos.

Divulgação
Rômulo Pinheiro, sócio e consultor na Falconi
Rômulo Pinheiro, sócio e consultor na Falconi

Leia abaixo mais dicas para aumentar os preços sem afastar os clientes:

GESTÃO EFICIENTE
Antes de tudo, busque o controle dos gastos internos. Um aumento é melhor aceito se ficar claro que está repassando uma alta na matéria-prima, por exemplo, e não custos da desorganização financeira do seu negócio.

CLIENTE FIEL
Analise se a marca é um fator valorizado pelo público na hora da compra, como, por exemplo, no setor de vestuário. Se a compra for baseada mais no preço, como em alguns alimentos, você pode ser trocado.

LEI DA CONCORRÊNCIA
Embora empresários queiram margens de lucro altas, na prática, quem determina os preços é o mercado. Observe se o seus concorrentes diretos estão elevando preços e que margens de lucro praticam.

RELAÇÃO TRANSPARENTE
Quem atua como B2B (venda de empresa para empresa) deve informar o aumento com antecedência. Fundamente o ajuste com dados concretos, já que esses clientes têm mais informações sobre o mercado.

 

Publicidade

 
Busca

Busque produtos e serviços


pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag