Ao aumentar preços, observe margens de lucro da concorrência; veja dicas
GABRIELA STOCCO
DE SÃO PAULO
"O pequeno empresário tende a achar que sua marca é forte o suficiente para suportar preços mais altos, mas nem sempre isso é real", diz Romulo Pinheiro, sócio da consultoria Falconi.
Ele destaca que, antes de aumentar o custo para o consumidor, é preciso avaliar outras medidas para fechar as contas do negócio, como cortar gastos.
Divulgação | ||
Rômulo Pinheiro, sócio e consultor na Falconi |
Leia abaixo mais dicas para aumentar os preços sem afastar os clientes:
GESTÃO EFICIENTE
Antes de tudo, busque o controle dos gastos internos. Um aumento é melhor aceito se ficar claro que está repassando uma alta na matéria-prima, por exemplo, e não custos da desorganização financeira do seu negócio.
CLIENTE FIEL
Analise se a marca é um fator valorizado pelo público na hora da compra, como, por exemplo, no setor de vestuário. Se a compra for baseada mais no preço, como em alguns alimentos, você pode ser trocado.
LEI DA CONCORRÊNCIA
Embora empresários queiram margens de lucro altas, na prática, quem determina os preços é o mercado. Observe se o seus concorrentes diretos estão elevando preços e que margens de lucro praticam.
RELAÇÃO TRANSPARENTE
Quem atua como B2B (venda de empresa para empresa) deve informar o aumento com antecedência. Fundamente o ajuste com dados concretos, já que esses clientes têm mais informações sobre o mercado.
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