Publicidade
03/09/2015 - 22h16

Jovens alemães criam Airbnb para refugiados

DA ANSA

A dramática crise imigratória na Europa motivou um grupo de jovens alemães a fundar uma organização sem fins lucrativos para hospedar os refugiados que chegam à Alemanha e à Áustria.

O site "Refugees Welcome" ("Bem vindos, refugiados", em tradução livre) usa um mecanismo parecido com o do Airbnb para ajudar quem acabou de chegar à Europa a encontrar uma casa. No site, eles propõem a aqueles que têm quartos disponíveis a alugá-los tanto para refugiados regularizados como para os que ainda estão em situação ilegal.

"Nós estamos convencidos de que os refugiados não devem ser estigmatizados e excluídos sendo hospedados em casas com acomodações em massa. Nós queremos oferecer calorosas boas vindas. Nós acreditamos que podemos estabelecer uma cultura mais humana recebendo os refugiados", diz o portal.

Após se prontificar a alugar a casa para um imigrante, o morador entra em contato com alguma organização que trabalhe com refugiados em sua cidade.

O pagamento do aluguel pode ser feito tanto pelo próprio estrangeiro, quanto pelo governo alemão, via benefício social ou até mesmo financiamento coletivo.

Os fundadores dizem que o contrato pode ser cancelado caso haja qualquer problema, como em um aluguel "normal".

O site foi fundado por três alemães: Golde Ebding, Mareike Geiling (que atualmente vive no Cairo) e Jonas Kakoschke. Todos já receberam refugiados em suas casas.

Eles ainda contam com o apoio de Lena Grote, que é responsável pelo contato com as organizações que recebem os refugiados.

Segundo o "Refugees Welcome", 134 pessoas já foram alocadas em 20 cidades da Alemanha e da Áustria. Os novos moradores são provenientes do Afeganistão, Argélia, Bangladesh, Síria, Iraque, Somália, entre outras nações africanas e do Oriente Médio.

 

Publicidade

 
Busca

Busque produtos e serviços


pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag