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13/09/2015 - 02h00

Publicitária deixa emprego para criar aplicativo para compartilhar desejos

FERNANDO SILVA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Filha de um economista e uma advogada, Roberta Vasconcellos, 27, decidiu seguir um caminho profissional menos tradicional.

Há dois anos, a publicitária seguiu o sonho de muitos jovens: abriu mão do cargo de gerente em uma empresa para criar e comandar sua própria start-up, a Tysdo, uma rede social feita para compartilhar desejos.

Levou junto o irmão, o engenheiro civil Pedro Vasconcellos, 25.

Divulgação
Roberta Vasconcellos, criadora do aplicativo Tysdo
Roberta Vasconcellos, criadora do aplicativo Tysdo

Criado em Belo Horizonte (MG), em junho de 2013, o aplicativo de uso gratuito foi batizado com as iniciais de Things You Should Do (coisas que você deveria fazer, em inglês). Nele, o usuário lista suas vontades e pode receber incentivos de outros para alcançar as metas. Hoje, 60 mil utilizam o programa.

"Todos têm uma lista de objetivos e, muitas vezes, são pequenas coisas como se encontrar mais com os amigos. Ali, há uma comunidade que se ajuda. Alguém que pretende correr uma maratona pode conhecer pessoas que querem o mesmo e pegar dicas", explica Roberta.

A decisão de trocar a rota profissional de funcionária a dona do próprio negócio não foi repentina.

Ela trabalhou de 2009 a 2012 na start-up Samba Tech, especializada em vídeos on-line, antes de decidir investir suas economias em um empreendimento próprio.

"Eu e meu irmão sempre quisemos empreender juntos. Ele sempre foi muito ligado a tecnologia e, como eu estava em uma start-up, conversávamos muito sobre as oportunidades nessa área", conta a publicitária.

Morando com os pais, a jovem usava a casa da família como sede da futura empresa. "Estava numa fase da vida em que podia arriscar um pouco mais. É só começar que as oportunidades aparecem", diz Roberta.

O conceito por trás da Tysdo, contudo, não surgiu logo de cara. Os irmãos Vasconcellos queriam inicialmente criar um aplicativo para estudantes que facilitasse a troca de conhecimento, mas faltava alguém com as habilidades técnicas para desenvolver a plataforma.

Por um amigo em comum, conheceram o designer Raphael Felicio, 27, e o desenvolvedor Lucas Araujo, 33, que queriam criar algo parecido. Juntos, contudo, descobriram que a ideia não era nova no mercado e já havia alternativas semelhantes.

O grupo decidiu então explorar novos conceitos. A inspiração para o Tysdo surgiu durante um passeio de Felicio por uma livraria.

"Eu e o Lucas estávamos numa loja, vendo aqueles livros [da coleção] 'para fazer antes de morrer' e pensamos que aquilo podia ser um aplicativo", conta o designer.

Com um plano básico e dinheiro próprio, os quatro jovens botaram a ideia à prova em uma apresentação para os organizadores do Demo Brasil, evento anual que reúne empreendedores.

"Nem tínhamos cartão de visita. Era só a ideia e o PowerPoint com as telas", relembra Roberta.

Aprovados para estar entre os expositores da feira, realizada em junho de 2013, os jovens tiveram apenas dois meses para preparar a primeira versão do programa.

Em julho daquele ano, sete meses após o pedido de demissão de Roberta, o Tysdo foi lançado ao público. Em pouco tempo, conseguiu a primeira parceria, com uma agência que leva turistas à Disney, nos EUA.

Com uma campanha que incentivava os viajantes a cumprir tarefas no parque de diversões, o Tysdo alcançou 7.000 usuários em 15 dias.

Atualmente, são mais de 30 parcerias com empresas. A publicitária não revela o faturamento do negócio.

Agora, Roberta se dedica a um novo empreendimento: o Beer or Coffee. Prevista para o fim do ano, a ferramenta visa a facilitar encontros entre quem quer ampliar sua rede de contatos profissionais.

 

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