Publicidade
11/10/2015 - 02h00

Empresários entregam encomendas por metrô para oferecer frete grátis

GABRIELA STOCCO
MÁRCIA SOMAN
DE SÃO PAULO

Os proprietários da loja on-line Gentleman Store, de produtos voltados para homens, buscavam uma forma de oferecer entrega gratuita quando tiveram a ideia de levar os itens pelo metrô.

"Li que uma empresa faz isso em Nova York. Como nosso tíquete médio é de R$ 90, conseguimos arcar com custo da passagem [R$ 3,50 por trecho]", afirma Guilherme Fernandes, cofundador.

Desde 31 de agosto, a empresa oferece o serviço para endereços a até 400 metros de estações das linhas azul, vermelha, verde e amarela.

Zanone Fraissat/Folhapress
Henrique (à esq.) e Guilherme Fernandes, da Gentleman Store, em frente ao metrô, em SP
Henrique (à esq.) e Guilherme Fernandes, da Gentleman Store, em frente ao metrô, em SP

"Mas há flexibilidade. Um cliente que mora a alguns metros da nossa área de entrega nos telefonou e levamos o produto sem custo."

Fernandes e seu irmão são os responsáveis pelas entregas, realizadas das 9h30 às 11h30 e das 14h às 16h.

O Metrô diz em nota que proíbe o comércio nos trens e estações, mas o transporte de volumes dentro dos tamanhos definidos é permitido.

Entrega de mercadorias também é o foco da Mandaê. O libanês Karim Hardane, 30, cofundador, diz que, quando tinha um e-commerce de roupas, o tempo perdido ao empacotar e despachar pedidos era um problema.

Lançada em abril de 2014, a empresa retira produtos na casa ou estoque dos clientes, nas cidades de São Paulo e Osasco, os embala e envia para o mundo todo pelos Correios ou transportadoras.

A taxa de coleta (R$ 10) não é cobrada se houver mais de uma encomenda.

Os usuários pagam à Mandaê o mesmo valor que seria cobrado pelos Correios. Com o grande volume de envios, a empresa consegue descontos entre 10% e 60% e lucra com a diferença.

"Crescemos 30% por mês e devemos faturar R$ 3,2 milhões em 2015", diz Hardane.

VISÃO DO ESPECIALISTA
Leonardo Marques, professor de administração do Coppead/ UFRJ

TOMANDO AS RÉDEAS
Maioria dos negócios foca no produto e negligencia logística. Alternativa é barata e sustentável

HORÁRIOS
Com demanda maior, entregar mercadorias também durante o horário de pico pode ser necessário

 

Publicidade

 
Busca

Busque produtos e serviços


pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag