Para evitar fraudes em sua empresa, crie um canal de denúncias anônimas
GABRIELA STOCCO
DE SÃO PAULO
A Lei Anticorrupção, de 2013, determina que empresas de todos os portes devem criar procedimentos para evitar fraudes e corrupção.
Divulgação |
Jonas Moriki, diretor financeiro da Murah Technologies |
Jonas Moriki, diretor financeiro da Murah Technologies, recomenda práticas como não concentrar o processo de pagamento nas mãos de apenas um profissional e criar regras claras sobre receber presentes de clientes e fornecedores.
Veja outras dicas para evitar fraudes em empresas:
MAPEIE PONTOS CRÍTICOS
Faça um levantamento das áreas mais propensas a sofrer desvios de verba ou algum tipo de corrupção. Em pequenos negócios, os setores mais afetados costumam ser os de compras, comercial e tributário.
DEFINA AS REGRAS
Crie um código de ética e de procedimentos obrigatórios para cada área. O manual deve estar sempre disponível para os funcionários, que devem passar por reuniões semestrais para treinamento sobre as práticas.
MONITORE
Acompanhe de perto a aplicação das medidas. O gestor de cada área deve conferir se as regras de reembolso ou de cotação para compras são cumpridas. Ter um quadro com os dados na parede do escritório ajuda no controle.
INCENTIVE DENÚNCIAS
Até pequenas empresas devem ter um canal para receber informações de funcionários, clientes, fornecedores. Terceirizar o serviço de um call center ou criar uma conta de e-mail acessada apenas pelo presidente são opções baratas. O essencial é garantir sigilo.
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